Geógrafos e geógrafas da UFSJ

Publicada em 29/05/2020

A complexidade dos estudos do meio ambiente, cidades e zonas rurais exigem profissionais cada vez mais interdisciplinares. Neste contexto, o geógrafo ocupa um papel de destaque, pois a Geografia, ao longo de sua formação epistemológica, consolidou-se como uma ciência holística, podendo atuar em áreas que englobam tanto o meio ambiente e as geotecnologias, quanto em processos urbanos, agrários, econômicos, políticos e educativos.

A Geografia utiliza, em suas análises, métodos matemáticos e quantitativos que atuam em conjunto com a análise crítica e social do espaço. Nos dias atuais, todos esses métodos se tornaram mais eficientes e dinâmicos com as inovações de plataformas de processamento geoespacial em nuvem e Big Data.

O geógrafo é, portanto, um profissional fundamental, por fornecer análises mais aprofundadas e respostas rápidas em um mundo cada vez mais dinâmico. As ilustrações acima, por exemplo, exibem o relevo da América do Sul e as áreas frequentemente alagadas do Bioma Pantanal, resultados obtidos a partir de técnicas de análise espacial de dados geográficos em conjunto com dados de ordenamento territorial, morfométricos, geomorfológicos, hidrológicos e biogeográficos.

A riqueza e a importância da Geografia inspiram a Universidade Federal de São João del-Rei a publicar a série "Geógrafos e geógrafas da UFSJ" em suas redes sociais. Acompanhe no facebook e no instragram.

29 de maio - dia do geógrafo.