Capes aprova Pibid e Residência Pedagógica para 12 cursos da UFSJ

Publicada em 29/05/2020 - Fonte: ASCOM

Projetos contribuem para a formação prática dos alunos de licenciatura

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica da UFSJ foram aprovados pela Capes para este ano de 2020. Os projetos contemplam as áreas de Arte (Música e Teatro), Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Línguas Inglesa e Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química.

As propostas são desenvolvidas por docentes e discente dos cursos de licenciatura da Universidade, em parceria com estudantes e professores de escolas de Educação Básica de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.

O Pibid proporciona ao estudante de licenciatura da primeira metade do curso entender o cotidiano e a dinâmica da escola pública, já que é a primeira vez que ele entra em uma sala de aula sem ser o aluno.

Segundo Aryany Ferreira, graduanda de Geografia e ex-bolsista do Pibid, o programa é uma forma de ter contato desde cedo com a escola e de medir o grau de comprometimento com a licenciatura. “Com o apoio do professor orientador, tive mais autonomia para dar aula, com voz ativa. As atividades que ministrei possibilitaram que eu conhecesse o ensino na prática”, completa.

Já o Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado a partir da segunda metade do curso, promovendo a imersão dos futuros professores nas escolas públicas.

O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação.