Projeto cria simulação do cenário mineiro frente ao isolamento social

Publicada em 28/05/2020 - Fonte: ASCOM

O projeto Técnicas de modelagem e controle para dirimir o contágio e propagação da Covid-19 lançou uma simulação para avaliar os efeitos do isolamento social em relação ao número de casos do novo coronavírus em Minas Gerais. A partir do pressuposto de que as restrições começaram no dia 20 de março, é possível avaliar quando a diminuição do isolamento poderá ter início.

O grupo é coordenado pelo professor Erivelton Geraldo Nepomuceno, do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel), e conta com quatro docentes e seis estudantes da pós-graduação do mesmo Departamento. O projeto foi aprovado no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-COVID-19), e integra o Grupo de Controle e Modelagem (GCOM) da UFSJ.

Construído com a linguagem de programação Python, por meio da plataforma Google Colab, as simulações podem ser reproduzidas por todos. “Qualquer um pode variar a taxa de isolamento e ver o que acontece com o pico. Acreditamos assim que estamos a oferecer um produto que pode ajudar as pessoas a se conscientizarem da importância do isolamento”, diz Erivelton.

A pesquisa aponta que Minas ainda não chegou ao pico da pandemia e comprova que a adoção do isolamento social causa o atraso de sua chegada, além de diminuir o número de casos. Outro dado levantado a partir da simulação é o de que a redução da taxa de isolamento antes do ápice da curva de infectados faz com que os casos aumentem em velocidade e em proporção. Por exemplo, a diminuição de 54% para 30% na taxa de adeptos ao isolamento faz com que o pico cresça cerca de 100%. Seguindo estas proporções, a estimativa é que Minas Gerais vivencie o auge da pandemia na segunda quinzena de julho.

Para conferir a simulação acesse: https://bit.ly/Covid19MG.