Reitoria garante debate amplo para ações que definem futuro da UFSJ

Publicada em 26/05/2020

“O retorno às aulas na Universidade Federal de São João del-Rei, seja em qualquer modalidade, presencial ou por meio de atividades remotas emergenciais, só será definido depois de amplo debate com a comunidade acadêmica, e em decisão colegiada.” Foi o que garantiu, hoje, 26, o reitor da UFSJ, professor Marcelo Pereira de Andrade. Nesse primeiro momento, de acordo com Marcelo, o importante é a segurança e a saúde de toda a comunidade universitária. Por isso, continua em vigor a Resolução 002, de 17 de março de 2020, que suspende o calendário acadêmico da graduação e pós-graduação para os cursos presenciais.

Marcelo esclareceu que a questão é bastante complexa e demanda muita discussão e planejamento. Por isso, nessas duas primeiras semanas da nova gestão, Reitoria, Vice-reitoria e Pró-reitorias, em conjunto com representantes de todos os segmentos - ADUFSJ, SINDSUFSJ E DCE/UFSJ -, iniciaram uma série de encontros, de forma remota, para tratar do contexto que estamos vivendo. “Nossa equipe conversou com estudantes, técnicos e professores. Os posicionamentos são os mais variados. Entretanto, a UFSJ só vai deliberar depois de analisar a fundo toda a conjuntura”, observou Marcelo.

O reitor informou que, agora, estão sendo estruturados instrumentos de sondagem junto a professores, técnicos e alunos. O objetivo é saber, em primeiro lugar, como a comunidade universitária está no cenário de pandemia. “Por isso, a participação de todos será fundamental. Os resultados vão servir para subsidiar a gestão da Universidade, nortear o debate e traçar estratégias. Antes de qualquer decisão, vamos ouvir e considerar todos os segmentos da UFSJ”, concluiu.