Plataforma faz a divulgação de comércios e prestadores de serviços em SJDR

Publicada em 26/05/2020

O projeto auxilia na sobrevivência dos comércios, ajudando no processo de comercialização de mercadorias

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), a população mundial vem sofrendo uma mudança de hábitos. As restrições impostas acarretaram em uma transformação na forma em que comerciantes e prestadores de serviço realizam suas atividades.

Essa mudança foi sentida especialmente por empreendedores que não realizavam entregas e não tinham nenhum tipo de divulgação, principalmente on-line, impactado nas vendas. Além disso, essa mudança também representa dificuldades para os consumidores, principalmente aqueles que não estão acostumados com o serviço de entrega.

Pensando nisso, surgiu o Merx (antigo EntregaSJDR) com o objetivo de fazer a divulgação de comerciantes e prestadores de serviços de São João del-Rei e região. Os setores presentes na plataforma são alimentação (açougue, hortifruti e supermercado), bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos, farmácia, papelaria, pet shop e vestuário.

O cadastro pode ser feito no site, preenchendo os campos com os dados do negócio, como nome, tipo de estabelecimento, telefone, contato na internet ou redes sociais, produtos e serviços oferecidos, métodos de entrega, entre outros.

Atualmente, a equipe, coordenada pela professora do Departamento de Ciência da Computação (DComp). Milene Barbosa Carvalho, conta com quatro alunos e um ex-aluno, que estão desenvolvendo a plataforma e trabalhando em sua divulgação. Cada membro da equipe trabalha de casa, em 4 diferentes cidades. Realizam, no mínimo, três encontros semanais, de forma virtual, para discutir os recursos da plataforma e o que pode ser feito para melhorar a comunicação entre os comerciantes e os consumidores.

O Merx está em constante desenvolvimento, por isso, ao longo do tempo novas funcionalidades poderão surgir. A iniciativa foi uma das contempladas no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-Covid-19).