Projeto desenvolve conteúdo para agentes comunitários de saúde na pandemia

Publicada em 22/05/2020 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei tem elaborado e apoiado diversos trabalhos de prevenção e esclarecimento à população sobre a Covid-19. Entre eles, podemos citar a criação de vídeos educacionais para orientar o trabalho dos agentes comunitários de saúde, no contexto da atenção primária.

Criação e desenvolvimento de vídeos educacionais para o trabalho de agente comunitário de saúde (ACS) com a comunidade no enfrentamento à epidemia de Covid-19 pretende colaborar para a atualização dos profissionais de saúde, ao replicar postagens de informativos, boletins, portarias de órgãos oficiais e artigos científicos de qualidade comprovada sobre a pandemia do novo coronavírus. Tal estratégia educacional é uma forma de colaboração ao trabalho do ACS, dinamizando, em consequência, as orientações à população da área de abrangência em que atua quanto às medidas de prevenção e controle da doença.

Considerando a necessidade de isolamento social, os vídeos foram elaborados para compartilhamento em redes sociais, como Instagram e WhatsApp. Os tópicos foram elaborados por alunos do curso de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, seguindo o Manual do Ministério da Saúde para o Enfrentamento à Covid-19. A produção ficou a cargo dos departamentos de Comunicação Social e Ciência da Computação da UFSJ.

Já foram produzidos dez vídeos ilustrados de no máximo 3 minutos cada, que podem ser vistos seguida ou aleatoriamente. De forma lúdica e confiável, o material serve de guia às visitas domiciliares, pois seu conteúdo, de fácil acesso, pode atender a outros profissionais e à comunidade, estando em linguagem simples e clara. Todo esse conteúdo informativo está disponível gratuitamente, com segurança e embasamento científico, no Facebook e no Instagram.

ACS
O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que faz parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) adotada pelo Ministério da Saúde e municípios como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Na equipe da ESF, esse profissional tem, entre suas atribuições, papel muito importante no acolhimento, pois faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. As prefeituras de Divinópolis e Carmo do Cajuru foram as primeiras a utilizar os vídeos de orientação aos ACS, o que despertou o interesse de outros municípios da região.

Idealizado e coordenado pela professora Valéria Conceição de Oliveira, esse projeto contou com a colaboração dos professores Eliete Albano Guimarães, Daniel Nogueira Cortez e Elen Soraia de Menezes Cabral, do curso de Enfermagem. Da Ciência da Computação, veio o professor Dárlinton Carvalho. Nas orientações técnicas, colaborou a professora Raruza Keara Teixeira Gonçalves, do Departamento de Comunicação Social da UFSJ. Além do apoio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.