Pesquisa avalia impacto de exergames em escola pública de São João del-Rei

Publicada em 22/05/2020

Exergame: o nome pode até parecer estranho, mas provavelmente você já viu algum pessoalmente ou na internet. Esses são jogos interativos que unem exercícios e games. Por exemplo, jogos de dança que são acionados a partir da movimentação corporal do jogador. A vantagem é que eles levam a um maior esforço e gasto calórico, possibilitando algo similar a um esporte ou atividade física.

E se esses jogos fossem utilizados para complementar a formação em sala de aula? A resposta para isso tem sido buscada em pesquisa do professor do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced), Marcio Roberto de Lima, que relacionou o uso de exergames como ferramenta didática nas escolas.

Essa interação virtual desenvolvida na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São joão del-Rei, foi feita nas aulas de Educação Física e contou com a participação de mais de 70 alunos de duas turmas do ensino médio. Para realizar as atividades, os pesquisadores da UFSJ utilizaram o ‘‘Kinect Sports Rivals’’, jogo do console Xbox One, que apresenta diversas modalidades esportivas.

O tênis foi o esporte escolhido para ser praticado com os alunos através dos exergames, tecnologia que, até então, era algo inédito na escola. Algumas aulas, inclusive, foram feitas na biblioteca, adaptando o espaço disponível para realizar as atividades práticas.

A pesquisa, que começou como um estudo, indiretamente se transformou em uma extensão universitária na escola, onde os alunos se integraram às práticas e se constituíram como sujeitos participantes que narraram e relataram a participação no projeto.

De acordo com o professor, a nova metodologia de ensino atraiu não só o interesse dos estudantes, que passaram a demonstrar maior adesão e engajamento nas aulas, mas também provocou uma maior interação com a comunidade escolar. Pais e funcionários da escola se interessaram pelas atividades desenvolvidas, e os professores começaram a  ressignificar práticas e  conteúdos.

Estão em curso agora, as atividades de divulgação: três artigos estão em edição/avaliação, e dois deles já estão aprovados e serão publicados em breve em revista A1 e A2. O terceiro está em avaliação, também em periódico A2. As avaliações são feitas pela nova lista da CAPES, que ainda não divulgada na plataforma Sucupira.

O trabalho é fruto de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2015, executado entre o período de 2017 e 2018, em conjunto com os professores Diego Sousa Mendes (Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde - DCEFS), Eduardo Henrique de Matos Lima (Medicina Campus Centro Oeste), o bolsista Gustavo Rodrigues de Jesus Bolsista e a mestranda em educação, Monise Roberta de Melo (Programa de pós-graduação em educação - PPEDU/UFSJ). Os equipamentos foram financiados pela Fapemig e continuarão a ser utilizados nas escolas públicas para outras pesquisas da UFSJ.

* Matéria foi atualizada às 18h31 de 25 de maio de 2020