Violência contra jornalistas: vamos derrubar esta pauta!

Publicada em 22/05/2020 - Fonte: ASCOM

Violência é pauta que não se aplica, a quem quer que seja! Esta semana assistimos a mais um episódio de violência, em que a vítima foi um jornalista no exercício de sua profissão, desta vez na região do Campo das Vertentes, que abriga três campi da Universidade Federal de São João del-Rei. Um repórter cinematográfico da TV Integração/Globo precisou ser atendido na Santa Casa de Barbacena, onde foram constatadas lesões no dedo e corte na mão, após agressões que partiram de um empresário. As imagens foram veiculadas pelo portal G1.

A agressão, que não é um fato isolado em nossa história recente, acontece num momento em que os profissionais de imprensa exercem fundamental papel no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus. A Organização das Nações Unidas reforça que "jornalistas e profissionais da mídia são cruciais para nos ajudar a tomar decisões informadas. À medida que o mundo luta contra a pandemia de Covid-19, essas decisões podem fazer a diferença entre a vida e a morte"

É o profissional do jornalismo que combate outro perigoso surto que tem ocorrido: o de infodemia, ou seja, uma pandemia de boatos e desinformações que circulam sobre a Covid-19. Essas informações falsas podem até levar a milhares de mortes evitáveis.

Também a ONU se preocupa especialmente com o que eles chamam de "vírus do ódio". A Organização alerta que, “com os idosos entre os mais vulneráveis, surgiram ‘memes’ desprezíveis, sugerindo que eles também são os mais descartáveis. Jornalistas, denunciantes, profissionais de saúde, trabalhadores humanitários e defensores de direitos humanos estão virando alvos simplesmente porque fazem o seu trabalho” 

A Assessoria de Comunicação da UFSJ manifesta solidariedade ao colega agredido, reconhece a importância do profissional de jornalismo para a construção de uma sociedade mais informada e justa, e demonstra especial preocupação com a onda de violência contra todos aqueles profissionais que convergem seus conhecimentos para enfrentar duas das mais difíceis batalhas dos últimos tempos: a disseminação do novo coronavírus e a disseminação do ódio. 

Galeria de Fotos