Covid-19: UFSJ cria cartilha com informações para gestantes e puérperas

Publicada em 17/04/2020 - Fonte: ASCOM

As professoras doutoras Luciana Netto e Vânia Oliveira, do Curso de Enfermagem da UFSJ, em Divinópolis (MG), produziram e estão lançando a cartilha "Pandemia do Coronavírus (Covid-19): Recomendações para Gestantes e Puérperas". A publicação virtual traz informações sobre a pandemia e destina-se a um público que, apesar de não ser considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como grupo de risco, merece atenção especial: as mulheres grávidas e as puérperas, ou seja, aquelas que tiveram partos recentes.
 
A cartilha foi produzida durante o isolamento social da pandemia, a partir de um trabalho colaborativo pela internet. As professoras participam de um grupo de pesquisa e coordenam dois programas de extensão - "NASCER" e "Roda Viva", voltados para a "Saúde da Mulher", em Divinópolis (MG).  
 
Neste trabalho, elas contaram com a participação de estudantes e docentes do Curso de Enfermagem. A publicação, de 78 páginas, traz, na primeira parte, informações gerais sobre o novo coronavírus, com destaque para as suas formas de transmissão e cuidados preventivos para evitar a contaminação; e, na segunda, trata de assuntos mais específicos, relacionados às gestantes e puérperas, como os cuidados no pré-natal, no parto e na amamentação. Todas as informações disponíveis são baseadas em evidências científicas, consultadas em fontes citadas ao final da cartilha.
 
Segundo a professora Luciana, a ideia de se produzir a cartilha surgiu tão logo a mídia começou a tratar incessantemente do tema. "Percebemos que havia muita informação disponível nas diversas fontes oficiais e em todas as mídias, mas poucos materiais específicos para as gestantes", afirma a professora.
 
Ela explica ainda que "apesar delas não serem consideradas do grupo de risco, estudos mostram que as grávidas podem ter maior risco de doença grave em comparação com a população geral, devido às mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, constituindo um estado de imunossupressão relativa em comparação com a população". A opção foi, com os recursos e condições disponíveis, produzir um material de informações seguras, de leitura mais agradável e didática, com ilustrações retiradas dos sites pesquisados.
 
Recomendações
 
A cartilha traz inúmeras recomendações para o público-alvo. Entre elas, Luciana destaca que a grávida deve continuar o pré-natal iniciado, mantendo sempre contato telefônico com o profissional ou a unidade de saúde, buscando evitar comparecer em locais de atendimento público. 
 
O cuidado deve ser redobrado para as que enfrentam gravidez de alto risco. Neste caso, a professora recomenda que estas devem estar sempre em contato com a equipe que as atendem no PNAR (pré-natal de alto-risco). "Ficar em casa é fundamental, mas se tiver que sair para vacinar contra a gripe (H1N1), é importante que a gestante use a máscara e mantenha distância de dois metros dos demais usuários do serviço de saúde", adverte.
 
Para as que deram à luz, além da suspensão das visitas ao recém-nascido pelo isolamento social, Luciana orienta manter a amamentação e o uso de máscara facial, cobrindo completamente nariz e boca ao amamentar, e lavar sempre as mãos ao lidar com o recém-nascido, antes e depois do contato físico.
 
A Covid-19 tem gerado insegurança em muitas gestantes e puérperas, intensificada pelo isolamento social, por isso foi elaborado esse material para que esse público possa conhecer mais a doença, suas formas de prevenção e cuidados. "Para que mamãe e bebê possam enfrentar essa situação com mais segurança, paciência, e tranquilidade", finaliza a professora Luciana Netto.