Nota sobre o CORONAVÍRUS

Publicada em 12/03/2020 - Fonte: ASCOM

Diante da situação decorrente da pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), a UFSJ criou um comitê formado por profissionais da saúde e lideranças institucionais, para definir estratégias de enfrentamento do problema.

Esse grupo se manterá mobilizado para monitoramento da progressão da doença e definição das ações a serem tomadas. Como não há nenhum caso confirmado de contaminação comunitária nas cidades em que a UFSJ está presente, o momento agora é de atenção.

Por ora, como recomendam o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia, aulas, eventos e demais atividades estão mantidas. A UFSJ observa a evolução do quadro para definir outras ações.

É importante salientar que o compromisso preventivo é responsabilidade de todos. Sendo assim, viagens devem ser evitadas, especialmente as internacionais, tendo em vista a possibilidade de restrições (fechamento de fronteiras). Da mesma forma, deve-se evitar a permanência prolongada em ambientes fechados com aglomeração de pessoas.

Medidas de prevenção imediatas devem ser adotadas, seguindo a orientação das principais organizações mundiais de saúde:
• Evitem contato com pessoas que apresentam sintomas respiratórios; se não for possível, recomende a elas o uso de máscara.
• Evitem permanecer no mesmo ambiente em que estejam pessoas com suspeita da Covid-19, mesmo com uso de máscara.
• Anotem nome e telefone de contato do público presente em eventos, para busca ativa, caso haja algum caso confirmado entre os frequentadores.
• Lavem as mãos cuidadosamente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, com muita frequência. Ou friccione-as com álcool em gel, concentrações maiores ou iguais a 60% até 70%.
• Cubram nariz e boca ao tossir ou espirrar. Evitem sempre tocar olhos, nariz e boca.
• Em caso de doenças respiratórias, busquem atendimento médico somente se sintomas como febre, tosse e coriza persistirem.
• Fiquem atentos ao toque em objetos potencialmente contaminados (corrimãos, maçanetas, celulares, interruptores, torneiras, carrinhos de supermercado).

O Coronavírus exige compromisso de toda a população com a saúde pública. Cuidados individuais e coletivos devem ser observados. A orientação correta sobre os cuidados efetivos para se evitar tanto negligência quanto pânico desnecessário deve ser compartilhada e adotada por todos.

Para saber mais, baixe o aplicativo Coronavírus-SUS, lançado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a pandemia. Disponível para Android e iOS.