Empreenda em Ação: programa premia startups da UFSJ

Publicada em 03/12/2019

No dia 22 de novembro, no campus Santo Antônio, o III Evento Local do Empreenda em Ação (ELEA) promoveu a prática empreendedora além da sala de aula. Os estudantes dos campi Centro-Oeste, Sete Lagoas, Alto Paraopeba e Tancredo Neves desenvolveram projetos de inovação e/ou de novos negócios ao longo do semestre, e puderam apresentá-los no evento para serem avaliados em relação direta com o mercado.

A cada seis meses, o Programa Empreenda em Ação proporciona a interação entre mentores das empresas parceiras com as equipes universitárias participantes. Ao final, as melhores startups são avaliadas e premiadas durante o ELEA. Esse ano, o evento teve a participação de 13 startups, espalhadas pelas quatro cidades nas quais a UFSJ está presente.

Por meio de pitch, apresentação de cinco minutos com objetivo de despertar o interesse de um investidor ou cliente pelo seu negócio, os projetos de startups foram avaliados por empresários, consultores, investidores e professores.

Para Paulo Granjeiro, professor da UFSJ e apresentador do evento, a competição ocorre de uma maneira saudável e o número de startups participantes mostra o grande potencial da UFSJ. “É uma oportunidade que os estudantes têm de aprender e aplicar as ferramentas necessárias para transformar suas ideias em produtos, assim como modelar os negócios de pesquisa que vêm sendo realizados nos laboratórios para ganharem o mercado de forma mais rápida”, explica.

De acordo com Dárlinton Barbosa, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC), é a primeira vez que disciplinas de todos as cidades da UFSJ participaram do ELEA. As 3 primeiras colocadas foram startups do CCO: Arabutã, Lahn Biossurfactantes e Aromas de Maria. Em seguida, em 4º e 5º lugar, estão Funhouse, do CSL, e HigTec, do CTAN. Confira o nome dos integrantes de cada startup aqui.

O evento foi organizado pela Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes em parceria com InovaCAP (CAP), Inspiração (CSL) e GRITE (CCO).

O que quer o Empreenda em Ação:

O “Empreenda Em Ação” é um programa de extensão que contribui para que as pesquisas e o conhecimento adquirido e desenvolvido na universidade possam ser aplicados como soluções de novos negócios. O principal agente deste processo é o próprio aluno, que se torna empoderado e preparado para transformar o seu projeto empreendedor em uma startup de sucesso.