Lançado edital para elaboração da lista tríplice para a Reitoria

Publicada em 02/12/2019

O Presidente do Conselho Universitário e reitor da Universidade Federal de São João del-Rei(UFSJ), Sérgio da Gama Cerqueira, lançou hoje, 2 de dezembro, o edital para a inscrição de candidatos ao cargo de reitor ou reitora da instituição para mandato de 2020 a 2024. Os candidatos escolhidos pelo colégio eleitoral irão compor a Lista Tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação. A escolha dos nomes que comporão a lista será realizada no dia 09 de dezembro de 2019, em reunião dos Órgãos Colegiados Superiores da UFSJ, a saber: Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Diretor, que constituirão o Colégio Eleitoral, de acordo com o Estatuto da UFSJ. São elegíveis para compor a lista tríplice para o cargo máximo da UFSJ, de acordo com as normas previstas no Decreto Federal nº 1.916/96, docentes da própria Universidade ocupantes de cargos de Professor Titular ou de Professor Associado IV, ou que sejam portadores do título de doutor, neste caso independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado.

O candidato a compor a lista tríplice para o cargo de Reitor(a) deverá formalizar o pedido de inscrição na Secretaria dos Órgãos Colegiados da UFSJ entre os dias 04/12/2019 e 05/12/2019, das 14 h às 17 h. No ato da inscrição, o candidato, pessoalmente ou por procuração simples, deverá apresentar requerimento de inscrição, conforme anexo à Resolução CONSU Nº 038/2019; documentação comprobatória das condições exigidas pelo Decreto Federal. Imediatamente após o encerramento das inscrições, a Comissão de Organização da Lista Tríplice, instituída pelo Conselho Universitário, analisará se os candidatos cumprem as exigências legais para concorrer à composição da lista tríplice para o cargo de Reitor(a) e fará divulgação pública do resultado. Da decisão da Comissão cabe recurso ao CONSU até o dia 06/12/2019, e em caso de recurso, a Comissão tem até 24 (vinte e quatro) horas para emitir parecer. Na reunião do dia 09 de dezembro o Colégio Eleitoral formará a lista tríplice a partir dos nomes dos canditados inscritos.
Confira mais informações no Edital.