Evento no Dom Bosco traz Ladislau Dowbor, Eugênio Bucci e Heloísa Starling

Publicada em 12/11/2019 - Fonte: ASCOM

Nos dias 21 e 22 de novembro será realizado o I Encontro Capitalismo, Democracia e Mídia, no Campus Dom Bosco. O evento propõe um debate sobre os efeitos do capitalismo financeirizado, os desafios da democracia numa economia desregulamentada e a influência da mídia nesses processos.

“O objetivo principal é reunir a grande área de Humanidades da universidade para poder pensar a atual conjuntura que estamos vivendo, os desafios do ponto de vista econômico, político e midiático”, explica Cássia Palha, professora do Departamento de História e uma das organizadoras do Encontro. Entre as discussões que pautam esta conjuntura estão a influência da grande mídia e das redes sociais e, ainda, a proliferação das “fake news”.

De acordo com Cássia, para abranger a fundo temáticas tão amplas, o evento contará com especialistas fundamentais para compreensão de cada processo debatido. “A ideia era chamar nomes que pudessem problematizar essa questão muito íntima que envolve o capitalismo, a democracia e a mídia no Brasil hoje”, completa.

Para tanto, a conferência “O capital improdutivo” abrirá os debates às 19h30, no Teatro do Campus Dom Bosco. A palestra será ministrada por Ladislau Dowbor, da PUC-SP, grande referência na área de economia do país.

No segundo dia, às 15h, os professores Áureo Busetto (Unesp), Fabrício Maciel (UFF) e Vanessa Maia (UFSJ) apresentarão a mesa redonda “Mídia e Capitalismo”, no Auditório. Nela, serão discutidas as relações entre fake news, redes sociais e interesses econômicos.

A mesa de encerramento “Os desafios da democracia”, às 19h30, com Heloísa Starling (UFMG) e Eugênio Bucci (USP), dará foco na questão da democracia para tentar entender os processos políticos atuais.

O I Encontro Capitalismo, Democracia e Mídia visa estimular debates entre especialistas e comunidade acadêmica da UFSJ. Para se inscrever gratuitamente no evento, clique aqui