UFSJ sedia evento sobre ética, dignidade humana e redução de danos

Publicada em 06/11/2019

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Seminário do Cai Junto, evento realizado pelo coletivo de mesmo nome, programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (Nupid). O Seminário é gratuito e acontece entre os dias 11 e 12 de novembro. As vagas são limitadas - para garantir sua participação no evento, acesse http://abre.ai/caijunto.

O encontro acontecerá nas dependências do Campus Dom Bosco da UFSJ e, nesta primeira edição, o objetivo é informar e propor discussões sobre a redução de danos (em vários contextos), ética e dignidade humana, visando sensibilizar a população em geral e os profissionais da saúde, assistência social e segurança pública.

O estudante de Psicologia e integrante do Coletivo Cai Junto, Ivan Rennó, destaca que “tratar de ética e da dignidade humana tem sua importância em qualquer momento. Mas, no contexto político atual, que a redução de danos está sendo tão atacada, se torna um dever reforçar o debate sobre esses temas fundamentais”. Ivan completa dizendo que “é preciso olhar para cada uma dessas pessoas em sua dignidade e construir com elas caminhos e possibilidades que garantam seu direito à saúde, tendo sempre a discussão ética como norteadora”.

A programação

Formada por cinco momentos, a programação do I Seminário do Cai Junto conta com a participação de profissionais da área que atuam em âmbito local, regional e nacional. Para saber mais sobre as mesas-redondas, cine-debate e roda de conversa, clique aqui.

Coletivo

O Coletivo Cai Junto – Redução de Danos é um programa de extensão da UFSJ que se constitui por um grupo interdisciplinar de estudantes que atua visando promover práticas de RD, principalmente, em contexto de festas, e ainda propor espaços para discussão sobre o uso do álcool e outras drogas.

As ações do Cai Junto têm como base os princípios da bioética e da garantia dos direitos humanos de usuários de psicoativos, recorrendo à informação científica para reforçar a atuação.

I Seminário do Cai Junto - “Redução de Danos, Ética e Dignidade Humana”
Dias: 11 e 12 de novembro de 2019
Horário das atividades: Segunda-feira - 9h às 11h, 14h às 18h30 / Terça-feira - 9h às 11h, 14h às 16h
Local: Campus Dom Bosco da UFSJ: Praça Dom Helvécio, 74 - Dom Bosco, São João Del Rei (MG)