Na semana dedicada aos professores, docentes da UFSJ contam histórias sobre a profissão

Publicada em 15/10/2019

O professor é daqueles profissionais que mais está presente na sociedade. Em nosso imaginário, lembramos dele em sala de aula, escrevendo no quadro verde, aplicando prova, desafiando alunos em arguições das quais tanto tentamos fugir na vida escolar. Mas o ser docente vai além disso. Muito além! Para mostrar as diversas faces desse profissional, iniciamos aqui hoje uma série de matérias que mostram particularidades do ofício docente na Universidade Federal de São João del-Rei.

As histórias que serão contadas podem até surpreender quem não faz parte do meio acadêmico, mas casam, harmoniosamente, com os expressivos resultados que a instituição tem alcançado nos últimos tempos. A UFSJ é, hoje, a segunda universidade pública brasileira cujas pesquisas têm maior impacto no mundo, de acordo com o relatório da empresa Clarivate Analytics. Não à toa, um dos personagens de nossa série de matérias está envolvido em trabalhos sobre câncer de mama e malária.

Nas cidades em que a UFSJ está, os professores se fazem presentes nas comunidades. Como outra personagem de nosso roteiro, que promove ações comunitárias no Fortim dos Emboabas, situado no Alto das Mercês, em São João del-Rei. O casario, que tanto representa a história de São João e das Minas Gerais, foi palco de concorridas oficinas do  Inverno Cultural UFSJ, que abordaram temas que iam das práticas da marcenaria e da mecânica de bicicleta à representatividade cultural das escolas de samba e rap.

Forte nas pesquisas e na extensão, os professores não esquecem de fazer bonito, também, naquilo que compõe o imaginário descrito no primeiro parágrafo. A personagem do Campus Alto Paraopeba viabiliza ações voltadas para a Educação Básica que estimulam a inclusão das mulheres nas Ciências e Tecnologias. As atividades atendem meninas de escolas públicas e particulares de Ouro Branco e Congonhas.

Já o representante do Campus Sete Lagoas sempre teve como foco profissional estabelecer uma completa aproximação com a comunidade. A carreira de professor trouxe as possibilidades de realizar ações de extensão que trazem a população para dentro da Universidade e promovem iniciativas de formação profissional, entretenimento e lazer. Já no campo das pesquisas, a temática escolhida aborda a desigualdade de gênero.

O trabalho dos professores é árduo, demanda horas de dedicação, tanto em sala de aula quanto fora dela, muitas vezes em espaços que poucos ousam ocupar. Justamente por isso, são merecedores dessa homenagem, que expressam os mais sinceros parabéns pelo seu dia, 15 de outubro.