Cursos da UFSJ ganham notas máximas no Enade 2018

Publicada em 15/10/2019

O Ministério da Educação (MEC) publicou o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano de 2018, que faz parte dos indicadores de qualidade da Educação Superior. A UFSJ está, novamente, entre as melhores universidades do país: quatro cursos presenciais da Universidade alcançaram médias de excelência. Psicologia e Administração receberam nota 5; Comunicação Social - Jornalismo e Ciências Contábeis, nota 4, confirmando o bom desempenho dos alunos da instituição.

A prova analisa, anualmente, o aprendizado de universitários em diferentes cursos, é obrigatória na matriz curricular e indispensável para a obtenção do diploma. Como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, entre outras áreas do conhecimento.

A cada ano, são selecionados cerca de 30 cursos superiores para serem avaliados, os quais devem ser reavaliados continuamente, no máximo, a cada três anos. Na edição de 2018, mais de 460 mil universitários fizeram a avaliação e 30% dos cursos superiores tiveram nota insuficiente no Exame.

Cursos avaliados
O curso de Administração é tradicional na instituição, desde a época da Faculdade Dom Bosco: sua primeira turma se formou em julho de 1976. Em 2019, passou por uma reestruturação para adequar o currículo às necessidades do mercado atual e às diretrizes curriculares do MEC. O objetivo é formar bacharéis responsáveis, críticos e éticos com competências técnicas, humanas e conceituais para atuarem em empreendimentos públicos e privados, coletivos e individuais, conscientes das comunidades em que estão inseridos, com visão ampla não só dos problemas organizacionais como também sociais, políticos e econômicos, que podem ter impacto nas organizações. São 80 vagas anuais, sendo 40 para o turno integral e 40 para o turno noturno, ambos com entrada no primeiro semestre letivo.

Psicologia também é clássico na UFSJ, sempre muito disputado por estudantes do país inteiro. O curso prepara os alunos para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino a partir de conhecimentos que se baseiam em diferentes abordagens teóricas. Ao final, o profissional pode atuar em organizações públicas e privadas, clínicas multidisciplinares, hospitais, consultórios, escolas, entre outras diversas áreas, participando de equipes que atuam no âmbito da saúde, educação, trabalho e comunidade. São 70 vagas por ano, divididas em 35 para o turno integral, oferecidas no primeiro semestre, e 35 para o noturno, no segundo semestre.

A graduação em Comunicação Social – Jornalismo é um curso que busca formar profissionais com visão crítica e analítica, aptos a trabalhar em qualquer veículo de comunicação, assessorias de imprensa e comunicação de instituições públicas e privadas, entre outras instituições. O curso noturno, que iniciou suas atividades em 2009 através do Reuni, recebe, anualmente, 50 novos alunos no primeiro semestre.

O bacharelado em Ciências Contábeis forma profissionais com consciência crítica, solidez conceitual e capacidade de absorção das transformações que podem atuar como contador, auditor, analista-financeiro, perito contábil, dentre outros, além de participar de pesquisa e extensão. O curso é noturno e oferece 40 vagas anuais.

Enade 2019
Este ano, serão avaliados os estudantes de cursos vinculados às áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e grau de tecnólogo nas áreas relativas aos cursos superiores de tecnologia, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. A prova será aplicada no dia 24 de novembro em locais ainda a ser divulgados.