Encerramento do XVII CPC/UFSJ terá palestra do professor Chico Alencar

Publicada em 10/10/2019

O XVII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ está promovendo, ao longo da semana, diversas atividades de divulgação do que é produzido pela instituição em ensino, pesquisa e extensão. Para fechar em grande estilo a programação, o Teatro do Campus Dom Bosco recebe, como parte da cerimônia de encerramento neste dia 11, às 19h, o professor Chico Alencar (UFRJ). O docente ministra palestra com a temática "Educação libertadora".

No evento, haverá a entrega da premiação de Destaque e Menção Honrosa aos melhores trabalhos de extensão e iniciação científica.

A décima sétima edição do CPC abrange o XXVI Seminário de Iniciação Científica, XVII Semana de Extensão Universitária, VII Seminário de Iniciação à Docência e I Semana de Produção Artística. O Congresso é um evento realizado para divulgação dos trabalhos da UFSJ. Nele são apresentados os resultados dos projetos de iniciação científica, de extensão, iniciação à docência e produção artística.

Chico Alencar

O professor Francisco Rodrigues de Alencar Filho é formado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE) da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como professor de História em diversas instituições e mandatos parlamentares como vereador no Rio de Janeiro, deputado estadual e federal. Concursado e aprovado como professor na cadeira Prática do Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente está lotado na Universidade da Cidadania / órgão vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. Tem experiência na área de Educação, História, Ciências Sociais e Ciências Políticas. É autor e co-autor de 39 livros. Escreve semanalmente na coluna “Coisas da Política”, do Jornal do Brasil e é comentarista quinzenal no Programa Faixa Livre, da Rádio Bandeirantes RJ.

Tradição

A história do Congresso remete a 1987, com a criação da Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas (Sedip) em 1987, que teve como papel divulgar os trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica da UFSJ, na época Funrei, buscando articular a pesquisa e extensão. Em 1993, inicia-se o I Seminário de Iniciação Científica (SIC), com a apresentação dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos da UFSJ, ainda FUNREI, e pelos alunos de outras instituições. Em 2002, o I Congresso de Produção Científica congregou três eventos: o IX SIC, o XV Sedip e a primeira edição da Semana de Extensão Universitária (Semex). O evento passou a incluir, também, a Semana de Iniciação à Docência (SID) em 2011.