Encontro discute Plano Estratégico Setorial (PES) 2019

Publicada em 09/10/2019 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PPlan) promoveu, no início do mês, 1º de outubro, o “2º Encontro PES 2019”. Realizado com intuito de compartilhar com os servidores da UFSJ os conteúdos relacionados ao Plano Estratégico Setorial, o evento contou com a presença de cerca de 30 representantes das diferentes áreas da instituição.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre o conceito de “Risco de Integridade” e como este item será integrado ao PES. Durante o evento, foram debatidos ainda os resultados parciais do PES 2019, apresentadas informações sobre a elaboração do relatório final e sobre a prestação de contas deste ano, além das perspectivas e tendências do PES 2020.

Levantaram-se temas como a importância do envolvimento dos servidores na definição e na execução das atividades da instituição. Outro ponto que recebeu contribuições foi a necessidade de realizar o mapeamento dos processos da UFSJ.

Em sua apresentação, o pró-reitor da PPlan, Gustavo Melo Silva, destacou que a UFSJ está à frente de várias universidades no que diz respeito à governança, e enfatizou a importância dos servidores na conquista dos resultados positivos da Universidade. “As atividades desenvolvidas pelos membros da instituição são fundamentais para o alcance dos objetivos, motivo pelo qual o núcleo de planejamento garante o desenvolvimento de um trabalho conjunto com a comunidade acadêmica”.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Geunice Tinôco Scola, também citou que é fundamental estimular o comprometimento dos servidores. “Com um pouco mais de esforço e direcionamento podemos melhorar ainda mais, porém é necessário o empenho de todos e a compreensão da realidade da instituição que possui um quantitativo pequeno de técnicos administrativos em relação ao número de alunos atendidos”.

Já a pró-reitora de Administração, Vera Lúcia Meneghini Vale, acrescentou que “o desempenho da UFSJ foi possível também graças à adoção de práticas pautadas na legislação que foram incorporadas à rotina de diversos setores”.

Cronograma

A próxima etapa do cronograma do planejamento da UFSJ está marcada para o dia 22 de novembro. As setoriais deverão enviar as planilhas do Plano de Ação 2019 e Gestão de Riscos 2019, devidamente preenchidas com os ajustes para este ano e os resultados alcançados. Na mesma data, deverá ser encaminhado também o Relatório Final - PES 2019 descritivo.