UFSJ publica Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023

Publicada em 08/10/2019

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 (PDI) está disponível para a comunidade acadêmica. Para conhecer o texto, basta clicar neste link e acessar o documento. O PDI apresenta a UFSJ que se quer construir nos próximos cinco anos, listando os 73 objetivos que foram definidos como meta para a instituição. De maneira inédita, a forma de elaboração do texto teve como premissa a participação dos integrantes da Universidade, garantindo que todos pudessem contribuir com o conteúdo.

O reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, celebrou a conclusão do texto que foi produzido pela comunidade, refletindo os anseios daqueles que integram a instituição. “A elaboração do PDI 2019-2023 reconheceu o protagonismo dos pares da UFSJ e incentivou a colaboração de todos. Ações que efetivassem este caráter democrático foram implementadas, constituindo um movimento de escuta ativa e deliberação coletiva de toda a comunidade que se mobilizou para compartilhar e contribuir com o documento.” O resultado, conclui o reitor, foi “a definição consciente e madura da instituição que servidores e estudantes desejam para o futuro e para a qual a participação de todos será fundamental”.

O documento

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 faz um retrato da UFSJ e apresenta os caminhos elencados pela comunidade acadêmica para construir a universidade. O texto apresenta um plano interdisciplinar que fortalece o princípio constitucional da indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão, alinhado com a reestruturação e modernização das atividades-meio da UFSJ.

Ao acessar o documento, é possível encontrar os objetivos que abrangem três eixos temáticos: acadêmico, administrativo e estrutural. A metodologia incluiu a formação de 17 grupos de trabalho compostos por câmaras, coletivos e representações institucionais que, juntamente com o Comitê Executivo, constituíram a comissão responsável por elaborar o texto do PDI.

Em 12 meses de trabalho, a construção do documento passou por dez etapas amplamente divulgadas nos canais de comunicação da universidade. As atividades promovidas incluíram discussões entre os membros da Comissão, consultas públicas à comunidade acadêmica nos seis campi da UFSJ, submissão de minuta ao Conselho Universitário, entre outras. Durante todo o processo, um e-mail foi disponibilizado para envio de sugestões, com intuito também de promover a participação.

Após a conclusão do texto, o PDI constituído define os caminhos a serem trilhados pela UFSJ e será uma referência para outros instrumentos de planejamento da universidade, como o Plano Estratégico Setorial (PES) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela avaliação institucional.

Todas as informações sobre o PDI 2019-2023 estão presentes no site, onde os interessados podem ainda consultar outros documentos, como os planos vigentes e anteriores, legislação envolvida e vídeos relacionados.