UFSJ recebe Encontro Nacional de Filosofia

Publicada em 26/09/2019

Entre os dias 2 e 4 de outubro, a UFSJ recebe, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Filosofia, no Campus Dom Bosco. Organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG, o evento reúne o 9º Colóquio Nacional de Filosofia e História e o 4º Encontro Nacional do GT de Filosofia e Direito.

Neste ano, a programação gira em torno do tema “Memória, Direito e Utopia”, que diz respeito a três áreas de atuação da Filosofia. “Juntamos essas temáticas na tentativa de pensar uma articulação entre elas, discutindo a possibilidade de um outro mundo, um mundo possível”, explica o coordenador do evento, professor Fábio de Barros Silva. As três linhas que norteiam o Encontro fazem referência, respectivamente: ao resgate da perspectiva da Filosofia da História, visando entender ou problematizar o próprio sentido da História; aos fundamentos do Direito; e ao pensar as grandes construções utópicas da modernidade.

O evento contará com a participação de docentes de outras universidades do Brasil, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade de São Paulo (USP). O grupo de Filosofia da História da UFS pesquisa autores da Modernidade, como John Locke, Immanuel Kant e Jean-Jacques Rousseau. A professora Maria das Graças, docente aposentada pela USP, tem a importância histórica de ser uma das fundadoras do grupo de Filosofia da História e Modernidade da Anpof, ao lado da professora Marilena Chauí. Maria das Graças orientou ou contribuiu no processo de formação de outros docentes que estarão presentes na UFSJ.

Representando o campo da Filosofia do Direito está o professor Marco Antônio Alves (UFMG), que estuda a governamentalidade em Michel Foucault. A seu lado, o convidado internacional, professor Frédéric Gabriel, professor da Escola Nacional Superior, de Lyon (França), cujas preocupações rondam os cismas na Igreja Católica, tratando do diálogo entre as igrejas ocidental e oriental, seja na modernidade, seja na contemporaneidade.

“Trazer esse evento é importante para nós, pela inserção do curso no cenário internacional. A presença desses professores aqui contribui para a formação de nossos estudantes”, afirma Fábio de Barros. Recém-criado, o programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSJ abriu sua primeira turma de mestrado.

As inscrições para o Encontro Nacional de Filosofia podem ser feitas, on-line, até o dia 27 de setembro. O prazo para envio das cartas de aceite é dia 30. A programação completa do Encontro está disponível no site oficial.