Tese de Doutorado em Bioengenharia da UFSJ recebe Menção Honrosa do Prêmio Capes

Publicada em 26/09/2019

A doutora em Bioengenharia pela UFSJ, Keite Lida de Almeida França, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2019. O trabalho premiado demonstrou, por meio de modelagem matemática e simulações computacionais, os diversos fatores que estão envolvidos nas atividades epilépticas, quando a rede do cérebro começa a se alterar com a formação das sinapses.

A pesquisa, intitulada "Efeito do GABAA excitatório sobre a sinaptogênese após o status epilepticus - um estudo computacional", é resultado do doutorado da aluna na área interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ com os professores do Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb/Lanec/UFSJ) Antônio Márcio Rodrigues como orientador e Antônio Carlos Guimarães de Almeida como coorientador.

Foram seis anos de trabalho no desenvolvimento do projeto de pesquisa que foi reconhecido internacionalmente pela renomada revista científica Nature. “A publicação da tese na Nature, na seção Scientific Reports, foi uma grande conquista, fruto de um intenso trabalho de todos os envolvidos com o projeto de pesquisa no Programa”, comemora a aluna. A publicação abriu as portas para o reconhecimento da Capes, que, para Keite, “reafirma e valida o trabalho árduo que fora feito, revalida aquilo que sou e a minha carreira acadêmica”. A menção honrosa do prêmio Capes de Tese, complementa, “é o reconhecimento do trabalho de uma vida.”

Segundo o professor Antônio Carlos Guimarães de Almeida, o prêmio da Capes certifica o bom trabalho do grupo e da instituição com a pesquisa acadêmica. “Demonstraque o nosso programa tem teses de alta qualidade concorrendo com outros estudantes de pós-graduação”, pontua. Antonio Carlos ainda salienta que o Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ é nível 5 na Capes e que “esse reconhecimento é muito bom para a nossa avaliação, é uma referência.”

Importância da carreira acadêmica

A tese de doutorado da aluna é um incentivo ao desenvolvimento e aprimoramento da área, assim como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade. Para Keite, a passagem pela UFSJ foi essencial para a construção da sua carreira. “Na UFSJ ampliei meus conhecimentos e o resultado de todo esse processo de estudo me possibilitou a dar continuidade a novos projetos, com um pós-doutorado, que muito almejei”, comenta a pesquisadora, que hoje faz parte da equipe de pesquisa do Núcleo de Neurociências (NNC) da UFMG.

A Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2019 recebida por Keite, agora doutora pela UFSJ, constata a importância da carreira acadêmica no país. “Tudo o que um pesquisador deseja é o reconhecimento da sua pesquisa no cenário acadêmico, sendo um estímulo, apesar da atual situação de cortes que a ciência brasileira vem sofrendo”, finaliza Keite.