Começou a 13ª Primavera de Museus em Tiradentes

Publicada em 24/09/2019 - Fonte: ASCOM

Oficinas e rodas de conversa gratuitas são oferecidas no Museu Casa Padre Toledo e Quatro Cantos Espaço Cultural

A 13ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, tem programação especial oferecida pelo Campus Cultural UFMG em Tiradentes, de 24 a 27 de setembro. Oficinas e rodas de conversa gratuitas, planejadas com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, acontecem nos espaços Museu Casa Padre Toledo e Quatro Cantos Espaço Cultural.

A proposta desta edição da Primavera de Museus é envolver cada vez mais os públicos dos museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias e, também, incentivar a sua participação na compreensão e na valorização das atividades realizadas pelos profissionais dos museus no seu dia a dia.

Os 230 anos da Inconfidência Mineira também são abordados no segundo evento do ciclo de encontros promovidos pelo Campus Cultural UFMG, com novas edições até novembro de 2019 e convidados especiais. Aberto à participação da comunidade, o evento promete ser momento de encontro e de formação dos mediadores dos museus, professores e estudantes da região, guias e outros agentes culturais de Tiradentes.

Confira, abaixo, a programação da 13ª Primavera de Museus no Campus Cultural.

Museu Casa Padre Toledo

24 (terça) I 9h I Oficina de pintura com terra
Oficineiro: Guilherme Santos - Bolsista do Programa Saberes da Terra

24 (terça) I 14h I Oficina de brincadeiras tradicionais
Oficineiros: Naiara Silva - Estudante de Pedagogia (UFSJ) e estagiários do Campus Cultural UFMG em Tiradentes

Quatro Cantos Espaço Cultural

25 (quarta) I 14h I Roda de conversa
"Os processos de restauração do Museu Casa Padre Toledo"
Convidadas: Cristina Seabra, arquiteta e urbanista, e a Profa. Dra. Bethania Veloso, diretora do Cecor, EBA/UFMG

26 (quinta) I 14h I Roda de conversa
"A Inconfidência Mineira nos museus" [Encontros: 230 anos da Inconfidência Mineira]
Convidados: Profa. Dra. Thais Fonseca, professora de História da Educação da UFMG, Margareth Monteiro, diretora do Museu da Inconfidência, e Smally Rodrigues, assistente pedagógico do Memorial Minas Gerais Vale

27 (sexta) I 14h I Oficina de gravura "Como revelar uma gravura imaterial?"
Oficineiro: Rodrigo Pinheiro - Artista visual, mestrando do Pipaus/UFSJ