Feira de Startups se consolida no cenário de empreendedorismo da região

Publicada em 24/09/2019 - Fonte: ASCOM

Entre 2 e 4 de setembro, o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan) sediou a II Feira de Startups das Vertentes, evento que buscou incentivar a cultura do empreendedorismo entre os jovens da região. A iniciativa é resultado da parceria entre o Uniptan, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), o IF Sudeste e a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei).

Organizada por docentes e discentes das instituições envolvidas, a programação constou de palestras, rodas de conversas, trilhas educativas e competições entre os empreendedores, além de apresentar novos modelos de mercado e servir como feira de negócios. A coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do Uniptan (Neuni), Mayara Haddad Borges, comenta que a aliança estratégica entre as entidades de ensino pode beneficiar o cenário econômico são-joanense: “Temos três instituições de ensino superior e, pelo porte que nossa cidade tem, isso gera uma riqueza muito grande para o local, para o pensamento inovador e para o empreendedorismo da cidade”.

Segundo o bolsista de desenvolvimento tecnológico e incentivo à inovação na Indetec, Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes, Tiago Paz Lasmar, a Feira contou com mais de 1.200 pessoas inscritas e atraiu empresas de diversas localidades. ”Vieram startups de outras cidades, de Belo Horizonte, Viçosa e da nossa região também, expondo seus trabalhos, produtos e serviços para que os participantes conhecessem esses diferentes modelos de negócios”, detalha.

Após o sucesso das duas primeiras edições, a Feira já é considerada um modelo no cenário da cultura de empreendedorismo e se consolida como um polo de referência para as futuras startups da região. A expectativa é que, a cada edição, o evento reúna cada vez mais jovens interessados em empreender e, com isso, se torne um celeiro de novos negócios, fomentando o comércio da região das Vertentes.