UFSJ oferece orientação profissional e reorientação de carreira para estudantes

Publicada em 18/09/2019

Estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) interessados em orientação profissional vão contar com atendimento especializado a partir da segunda quinzena de setembro.

Projeto desenvolvido pelo professor do Departamento de Psicologia Marco Antônio Silva Alvarenga oferecerá atendimento aos inscritos como parte das atividades de estágio em Orientação Profissional. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio deste formulário online.

O atendimento será baseado em aconselhamento breve para os alunos da UFSJ que tem dúvidas a respeito de seu futuro profissional. Em até 12 sessões, os participantes poderão explorar suas dúvidas e interesses sobre a escolha e desenvolvimento de suas carreiras.

Marco Antônio explica como o atendimento é conduzido, após uma entrevista inicial: “São feitas algumas sessões de avaliação para a gente poder descobrir os potenciais, interesses, habilidades e aspectos pessoais que podem favorecer o desenvolvimento da orientação e reorientação de carreira e vocacional.”

Segundo o professor, após avaliação, são feitas intervenções que vão ser novamente analisadas a fim de observar o desenvolvimento que a pessoa apresentou durante o trabalho. Ao final das sessões de aconselhamento previstas, caso seja necessário, o atendimento é estendido ao próximo semestre.

Orientação profissional

A orientação profissional tem como objetivo principal dar suporte psicológico e orientações referentes ao mercado de trabalho, ou mais especificamente, fornecer orientação particular mais detalhada sobre a carreira profissional que mais se aproxima ao perfil do interessado.

A Psicologia ocupa papel importante no caminho da descoberta de aptidões vocacionais e o professor Marco Antônio avalia a atuação do projeto neste sentido: “Interfere positivamente no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima, da tomada de decisão mediante um mundo bastante instável e que tem mudado bastante sua dinâmica em relação às novas profissões”.

Esse é um projeto que engloba ensino, pesquisa e extensão, aspectos importantes da atuação da universidade pública. “É uma iniciativa aberta aos estudantes da UFSJ, que entendemos que são vulneráveis à uma série de questões psicossociais e dentro delas sobre o que seria sua carreira”, comenta Marco Antônio.