Seminários em todos os campi apresentarão resultados da pesquisa de autoavaliação

Publicada em 20/08/2019

Entre 28 de novembro de 2018 e 25 de fevereiro de 2019, os discentes da graduação e da pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos da UFSJ foram convidados a responder a Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2018, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Nela, foram avaliados serviços, infraestrutura e políticas de gestão da Universidade. A partir de 9 de setembro, a CPA apresentará à comunidade acadêmica os resultados gerais da Autoavaliação Institucional de 2018, juntamente com análise individual de cada campus.

“O principal objetivo das pesquisas de autoavaliação institucional é identificar os pontos satisfatórios e os pontos a melhorar, contribuindo para as ações da gestão”, destaca o professor Roberto Calazans, presidente da CPA. A novidade esse ano será a apresentação dos relatórios em todos os seis campi da UFSJ - Alto Paraopeba (CAP), Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Dom Bosco (CDB), Santo Antônio (CSA), Tancredo Neves (CTAN), Sete Lagoas (CSL) -, o que propicia retorno à comunidade acadêmica de forma mais específica, focando em questões que podem se perder no relatório geral.

Cada campus possui necessidades e estruturas diferenciadas. Em Ouro Branco, por exemplo, o espaço físico da Biblioteca, limpeza e instalações sanitárias do CAP são pontos avaliados positivamente. Os investimentos para melhoria da pesquisa, ensino e extensão precisam avançar. No CCO, em Divinópolis, os alunos possuem alto índice de satisfação com os cursos de graduação oferecidos, porém o acesso à internet deixa a desejar. Em Sete Lagoas, se faz necessário um maior número de servidores técnico-administrativos para atender plenamente às demandas da comunidade, ao passo que os programas de Iniciação Científica alcançam nível satisfatório na avaliação.

No Dom Bosco, a Iniciação Científica foi o ponto mais bem avaliado pelos participantes da pesquisa, enquanto as condições de acessibilidade são o ponto a melhorar. O relacionamento dos servidores técnico-administrativos com colegas de trabalho e chefias imediatas é o que mais satisfez os avaliadores do CSA, onde se tem maior presença e participação dos técnicos. A melhorar, os espaços de lazer e convivência. As avaliações sobre o CTAN receberam a maior adesão de discentes de graduação, que consideraram o ambiente da Biblioteca como a questão mais satisfatória. As vias de acesso e transporte precisam ser replanejadas.

Contribuições

Além de apresentar os resultados da Pesquisa de Autoavaliação referentes a 2018, Calazans acrescenta que a CPA irá coletar contribuições da comunidade durante os seminários, para aperfeiçoar a elaboração dos próximos questionários. A participação da comunidade acadêmica se torna, então, fundamental, pois contribuem para, futuramente, aprimorar o ambiente da Universidade para estudo e trabalho.

O relatório de Autoavaliação Institucional é uma exigência do MEC, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Abaixo, os horários e locais da apresentação de cada Seminário de Autoavaliação Institucional:

09/09/2019 – Campus Dom Bosco, 19h, Auditório
10/09/2019 – Campus Alto Paraopeba, 14h, Anexo da Biblioteca
11/09/2019 – Campus Sete Lagoas, 14h, Auditório
18/09/2019 – Campus Tancredo Neves, 9h, Auditório
23/09/2019 – Campus Santo Antônio, 14h, Auditório
02/10/2019 – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, 14h, Auditório

Para consultar o relatório completo e individual por campi, acesse aqui.