Projeto de extensão oferece aulas gratuitas de Teatro a partir de setembro

Publicada em 19/08/2019

Os interessados em conhecer melhor a arte do teatro devem ficar atentos: as aulas do projeto "Teatro na UFSJ: oficinas para todas as idades" retornam em setembro. Serão cinco turmas abertas e direcionadas a faixas etárias diversas, da infantil à adulta. As oficinas, oferecidas gratuitamente, começam na segunda-feira (2), no Campus Santo Antônio.

O objetivo do programa de extensão é possibilitar a aproximação da população com a arte teatral. A ideia nasceu da vontade do professor do departamento de Artes da Cena da UFSJ, Davi de Oliveira Pinto, de ver a arte ultrapassar os muros da universidade e chegar a mais pessoas.

Segundo Davi, que também é ator, diretor e escreve peças teatrais, o teatro não faz parte das opções culturais da maioria das pessoas devido à “falta de um contato mais direto com essa arte, dentro e fora da escola, e acaba se refletindo no pequeno número de espetáculos teatrais disponíveis na maioria das cidades do interior”. Para mudar essa realidade, especificamente em São João del-Rei, o projeto de extensão promove oficinas gratuitas para a comunidade são-joanense

Jogos, improvisações e cenas

Durante os encontros, os participantes conhecem mais da arte dos palcos por meio de brincadeiras, jogos, improvisações e cenas. O projeto oferece cinco turmas, distribuídas por faixa etária: crianças; pré-adolescentes e adolescentes; jovens e adultos.

As turmas para crianças serão às sextas-feiras pela manhã, e as turmas para pré-adolescentes e adolescentes serão às segundas-feiras pela tarde. Já a turma para jovens e adultos será noturna, às quartas-feiras. As atividades acontecem no Campus Santo Antônio.

As oficinas são gratuitas e não há nenhum pré-requisito para participar, porém recomenda-se utilização de roupa que favoreça movimentos mais amplos. As inscrições podem ser feitas com o professor Davi diretamente pelo WhatsApp (31 99103 1800) ou pelo e-mail teatronaufsj@gmail.com.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ apresenta, em parceria com o projeto Comunica Extensão, novidades sobre as atividades extensionistas da UFSJ. Em virtude do recesso da última sexta, 16 de agosto, publicamos esta matéria na segunda-feira, 19 de agosto. Acompanhe!