UFSJ sedia "V Simpósio Mineiro de Educação Química" e "QuiEncontro"

Publicada em 12/08/2019

De 15 a 18 de agosto, a UFSJ será palco do V Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ). O evento é bianual e ocorre em esquema de rodízio entre instituições de ensino superior de Minas Gerais. No dia 17 acontece, ainda, o "QuiEncontro - conversas sobre o Ensino de Química na Educação Básica".

O objetivo do SMEQ é reunir a comunidade acadêmica e da educação básica para discutir caminhos e tendências da Educação Química no estado de Minas. Para a quinta edição, o tema escolhido é “Culturas, Discursos e Humanizações na Educação Química”. Estão programadas conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, sessões de apresentação oral de trabalhos e pôsteres, programação cultural e festiva, rodas de conversa e bares temáticos.

Já o QuiEncontro é um evento originalmente proposto e desenvolvido pelo grupo de Educação em Química da Faculdade de Educação da UFJF, e busca valorizar o professor da educação básica, suas ações, reflexões e anseios por meio de conversas sobre o ensino de química; propõe o compartilhamento de processos de ensinar e aprender por professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as e a troca de experiências.

Programação

Entre as novidades da quinta edição do evento estão o café com sarau, que abre espaço e tempo no evento para que os participantes mostrem seus dons artísticos e culturais na forma de poesias, músicas, danças e outras manifestações. Já a sessão "Novos talentos" é o local para que sejam apresentadas pesquisas recentes em educação química por pós-graduandos mineiros.

Confiram os convidados que fazem parte da programação e veja mais informações em http://vsmeq.ufsj.edu.br e http://vsmeq.ufsj.edu.br/index.php/quiencontro/