Pós-graduação em Psicologia comemora dez anos em solenidade

Publicada em 07/08/2019

O Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI/UFSJ) celebra dez anos com uma programação especial. Na noite desta quinta-feira (8/8), será realizado um evento comemorativo que marcará a data e o início das atividades do curso de Doutorado do programa, que recebe sua primeira turma neste período letivo. A solenidade acontece no Centro Cultural UFSJ, Solar da Baronesa, a partir das 19h.

As comemorações incluirão o lançamento de dois livros de professores do curso de Psicologia da Universidade. A primeira obra é intitulada “Psicologia e subjetividade: fundamentos conceituais e métodos de pesquisa”, que tem como organizadores os docentes Fuad Kyrillos Neto e Walter Melo. O segundo livro, “Instituições, saúde e sociedade: contribuições da psicologia”, foi organizado pelos professores Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Lucas Cordeiro de Freitas e Tatiana Cury Pollo.

Durante o evento, ainda será promovida uma mesa-redonda que discutirá sobre a “Alteridade e pesquisas participativas: o método na pesquisa conceitual e na pesquisa empírica”. O tema será debatido pelas professoras convidadas Jacqueline de Oliveira Moreira, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Sônia Maria Guedes Gondim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A mediação ficará por conta do docente da UFSJ, Fuad Kyrillos Neto.

Na sexta-feira (9/8), as celebrações continuam: a “Conferência: Métodos de pesquisa em Psicologia” será ministrada pela professora Sônia Maria Guedes Gondim. O evento acontece no Campus Dom Bosco, a partir de 9h.

Doutores em Psicologia

A aprovação do curso de Doutorado da UFSJ pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aconteceu em 2018, coincidindo com os dez anos no início das atividades do Programa de Pós-graduação. Após uma década formando mestres, o curso recebe os futuros doutores que ingressam em salas de aula nesta semana, depois de participarem do processo seletivo, realizado no primeiro semestre de 2019.

Pautado por objetivos investigativos e também pela inserção social do conhecimento científico, o programa acompanha os níveis de excelência já alcançados pela graduação em Psicologia da UFSJ. O curso atinge as cinco estrelas da avaliação feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), desde o início do ranking.

Exposição

O primeiro dia de celebrações inclui ainda a abertura da Exposição “Sementes da Terra Maturada, do fotógrafo Lori Figueiró, que traz a percepção do artista da vida existente (e persistente) longe dos grandes centros e apresenta as riquezas culturais e humanas do interior de Minas. O evento é o marco inicial das atividades do “IV Seminário Caminhos Junguianos: outra metade de mim, outra metade de nós”, promovido pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis/UFSJ). A mostra de fotografias fica disponível para visitação até o dia 31 de agosto. Saiba mais clicando aqui.