31° Inverno Cultural UFSJ começa neste sábado, 20 de julho

Publicada em 15/07/2019 - Fonte: ASCOM

Mais de cem atrações artísticas compõem a programação do 31º Inverno Cultural UFSJ, que começa neste sábado, 20 de julho, e prossegue até o dia 28, em São João del-Rei. As atividades são gratuitas e traduzem o tema “Semear”, escolhido para esta edição do evento. Entre os destaques estão os shows do Palco Inverno, que passam pelo samba de “Aline Calixto” (dia 27), MPB de “As Bahias e a Cozinha Mineira” (21), pop rock de “Jay Vaquer” (26) e folk metal da “Tuatha de Danann” (28).

O teatro tem como uma das atrações o espetáculo “Por visões” (25), da Cia Passo a 2 de Teatro, que faz uma reflexão sobre o valor da palavra, os acordos e a credibilidade nos dias de hoje. Já a peça “Incômodos” (de 25 a 27), do grupo Corpo Coletivo, surpreende os espectadores ao ser apresentada dentro de casas ou apartamentos da cidade. O espetáculo “Nightvodka” (26), do Grupo de Teatro Armatrux, explora as relações entre seres humanos, revisitando temas de cunho humanitário, político, existencial e de protesto.

As artes visuais trazem a primeira exibição pública do documentário “Invenções da Alma”, apresentando os trabalhos de artistas plásticos brasileiros de raiz. A exposição “Como costurar as margens” irá propor um novo olhar para o Córrego do Lenheiro, onde será montada para que toda a cidade possa apreciar. A fotografia estará representada pela mostra lambe-lambe “Olhares da Diáspora”, que estampará o empoderamento da mulher negra nos muros da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei.

Na literatura, além dos tradicionais “Lançamento de Livros” e “Concurso de Poemas”, a performance poética “Noite Mal Dita” (23), do Coletivo Helleborus, apresenta os textos de jovens poetas de São João del-Rei. “Os Carmins – e as outras cores” (24), do produtor e gestor cultural Pedro Lago, propõe um processo de co-criação literário, teatral e musical.

As oficinas também estarão presentes em grande variedade, oferecendo cerca de 50 opções para o público do evento. Rap, fotografia, dança, brinquedos artesanais, cerâmica estão entre as diversas possibilidades disponíveis no Inverno Cultural. Mais da metade das vagas já foram preenchidas - as inscrições vão até dia 17, no site do evento, e as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pessoalmente, no primeiro dia de cada oficina.

Arte popular ganha espaço

A edição 2019 inaugura um espaço que abre as portas do festival para mestres dos conhecimentos tradicionais, artistas, artesãos e trabalhadores de reconhecido valor artístico e/ou cultural. Como uma das grandes áreas do Inverno Cultural, o “Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes” surpreenderá ao expor o valor das expressões artísticas encontradas em trabalhos manuais, como bordados e marcenaria, na comunicação popular por meio do grafite e do cinema, além de manifestações dentro de temáticas como Carnaval, a Culinária Tradicional e os Contadores de Histórias.

Eventos infantis

A programação para a criançada recebeu atenção especial do 31ª Inverno Cultural. Um total de 22 eventos foram preparados para os pequenos com atrações em todos os dias do festival. Contações de histórias, peças teatrais e atividades circenses estarão disponíveis para o público infantil curtir o final das férias escolares. Veja matéria especial sobre essa programação aqui

Dentro do campus

O palco principal do 31º Inverno Cultural já está sendo montado, e a novidade é que, este ano, estará dentro do Campus Santo Antônio. Os shows musicais serão realizados dentro da UFSJ, convidando toda a comunidade a conhecer a universidade de uma nova forma e se surpreender com toda a diversidade de público, de propostas e de apresentações trazidas pelo festival. A programação musical acontece, também, no Conservatório Estadual de Música.

O Inverno Cultural é um evento organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei e pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF).

Para mais informações e novidades sobre o 31° Inverno Cultural UFSJ, acesse os canais:
Site: www.invernocultural.ufsj.edu.br
Facebook: @invernocultural