UFSJ abre credenciamento de instituições hospitalares para realização de estágios

Publicada em 10/07/2019

A Universidade Federal de São João del-Rei está credenciando, desde hoje, 10 de julho, instituições hospitalares localizadas no município de São João del-Rei e proximidades, no estado de Minas Gerais, para realização dos estágios, sob responsabilidade de preceptores das instituições hospitalares e com a supervisão de docentes. As áreas previstas em edital são Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Medicina de Urgências (Urgência e Emergência), para os alunos dos últimos anos do curso de Medicina do Campus Dom Bosco da UFSJ.

A supervisão e o acompanhamento por médicos(as) preceptores da instituição hospitalar se dará durante todo o período de atividades do estudante estagiário em grupos de quatro ou, excepcionalmente, no máximo, seis estudantes por preceptor(a). O coordenador do curso, professor Joel Lamounier, ressalta a importância do número máximo de estudantes para cada preceptor como forma de “garantir um bom aprendizado em atividades práticas”.

O edital especifica ainda que as instituições hospitalares devem estar situadas no município de São João del-Rei e proximidades. Joel explica que a proximidade é importante para o deslocamento do aluno e do professor da UFSJ que irá supervisionar as atividades. A qualidade técnica da instituição hospitalar e a qualificação técnica dos preceptores também são exigências previstas no edital.

O edital pode ser consultado aqui

Parceria com o Hospital das Mercês

A UFSJ fechou parceria para gestão do Hospital de Nossa Senhora das Mercês em julho de 2018. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das atividades de assistência, educação, pesquisa e extensão em saúde da Universidade, voltadas a um modelo mais moderno de integração entre esses tipos de instituições e ao aprimoramento do atendimento à população. A ideia é que o Hospital das Mercês seja cada vez mais um campo de práticas para os estudantes da área de saúde da Universidade, além de abrir campo para a prática de graduandos de outros cursos, como Administração, Engenharias de Produção e Mecânica.