Evento da Cenje reuniu cerca de 300 empresários juniores

Publicada em 28/05/2019 - Fonte: ASCOM

No último sábado, dia 25 de maio, o Campus Santo Antônio da UFSJ, em São João del-Rei recebeu cerca de 300 empresários juniores da Universidade, durante o último encontro de empresas juniores da Central de Empresas Juniores da UFSJ (Cenje) enquanto núcleo institucional.

O encontro, denominado "Conexão Cenje", é o maior em toda a história da Cenje e representa uma preparação para a futura expansão do núcleo para outras cidades - será formado, junto ao Núcleo de Empresas Juniores da UFOP (Core), um novo núcleo regional. Com a formação e estruturação do novo núcleo, o Movimento Empresa Júnior, que prega um Brasil mais empreendedor, ético e colaborativo poderá crescer exponencialmente no estado.

Com o tema ‘’Protagonize a disrupção’’, o objetivo do evento foi incentivar o pensamento disruptivo, que significa romper com uma uma ideia antiga para ingressar em algo inovador. A ideia é trabalhar a interrupção do curso normal do atual formato do Movimento Empresa Júnior em Minas Gerais, como forma de familiarizar com as mudanças que premeditam a formação dos novos núcleos regionais em todo o estado. A expansão do Núcleo ocorrerá para garantir maior abrangência regional, ou seja, alcançar mais empresas juniores em determinados municípios, e, consequentemente, garantir formação pessoal e profissional a mais indivíduos.

Cenje

Um dos papéis da Cenje é o de formar empresários juniores capacitados e dar suporte ao desenvolvimento das EJs para que, assim, consigam ser bem estruturadas e prestar serviços de qualidade ao mercado, principalmente ao microempreendedor.

Além de universitários e clientes, quem se beneficia diretamente com o trabalho das empresas juniores é a sociedade, já que muita das ações das EJs ajudam as empresas-clientes a se manterem no mercado, conseguindo, então, gerar emprego e movimentar dinheiro na economia.

Empreendedorismo Júnior na UFSJ

A UFSJ atualmente possui 20 empresas juniores filiadas ao núcleo Cenje. As empresas atuam desenvolvendo projetos para o mercado da região em diversas áreas, como arquitetura, administração, engenharia, jornalismo, agronomia, entre outras.

O Movimento Empresa Júnior vem se expandindo expressivamente em todo Brasil. Em Minas Gerais, é representado pela Fejemg, que possui mais de 120 empresas juniores espalhadas por todo estado. A Cenje, que completou 12 anos em 2018, é um dos núcleos mais antigos de Minas Gerais.