Curso de Artes Aplicadas celebra dez anos com exposição de produções próprias

Publicada em 28/05/2019

A exposição “Terra e Fogo: Cerâmica é linguagem”, que estará aberta para visitas no Centro Cultural UFSJ a partir de 31 de maio, 20h30, é uma celebração aos dez anos do curso de Artes Aplicadas da Universidade. A mostra comemorativa expõe produções de alunos, professores e colaboradores do curso. A visita pode ser feita todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, até 7 de julho.

O curso de bacharelado em Artes Aplicadas da UFSJ é um diferencial na instituição e em sua modalidade desde o início: trata-se do único com ênfase em cerâmica do Brasil. A proposta foi pioneira em relação aos demais cursos existentes no cenário nacional no campo da cerâmica e há dez anos vem trazendo à tona a discussão sobre as intersecções e diferenças entre as áreas de artes visuais, design e artesanato. Inserido numa região rica em produções artesanais, a graduação em Artes Aplicadas apresenta uma abordagem global dos processos cerâmicos, desde o projeto de peças, sua execução até sua comercialização.

A graduação surgiu em 2009 a partir de uma necessidade local, explica a professora Luciana Beatriz Chagas. “Foi criado justamente para atender uma demanda de uma vocação da região para o artesanato. Nosso projeto pedagógico menciona o artesanato em estanho de São João del-Rei, o artesanato em movelaria de Santa Cruz de Minas, o artesanato em tear de Resende Costa e até os biscoitos artesanais como parte dessa vocação”, detalha.

Além disso, a proposta inovadora de orientar os alunos na parte empreendedora também se torna um atrativo importante para os vestibulandos. A professora Zandra Coelho de Miranda, primeira contratada do curso, reitera a importância da característica multidisciplinar da graduação e seu aspecto diferenciado aos demais cursos da área: “os nossos diferenciais têm a ver com a profissionalização dos nossos alunos, a inserção no mercado, temos estratégias dentro do desenho curricular em parceria com o pessoal da Administração, que também colabora com o curso”. A graduação tem, ainda, apoio de outros departamentos e cursos, como departamentos de tecnologia, das Engenharias, da Química, da Computação e da História.

Em comemoração à primeira década de curso, a exposição leva ao Centro Cultural da Universidade uma amostra dos trabalhos realizados por professores, colaboradores e alunos de diferentes estágios do curso. De acordo com o professor Cristiano Lima Sales, um dos resultados que o público poderá conferir no evento é proveniente de um exercício realizado por ele em sala com alunos do início do curso. Os participantes criam livremente a partir de uma máscara de gesso do rosto deles mesmos e, vendo a própria imagem refletida na argila, criam um busto para aquela face. “Já fazemos esse exercício há dois anos e estamos vendo resultados técnicos e criativos muito interessantes”, completa. A mostra inclui trabalhos de alunos do segundo período e também dos que acabaram de se formar, de modo a contemplar as diferentes visões dos discentes em diferentes momentos do curso.