Serviço de Psicologia Aplicada promove sua II Jornada de Estagiários

Publicada em 24/05/2019

Evento realizado no Campus Dom Bosco estimula debate entre estudantes, estagiários de Psicologia e suas áreas de atuação

Nascido com o propósito de atender a comunidade, o Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ (SPA) possibilita, também, que alunos da Psicologia coloquem em prática os aprendizados de sala de aula. Desde ontem, 23, veteranos e calouros participam da Jornada dos Estagiários do SPA, que tem como objetivo debater os diversos campos de atuação que a psicologia oferece à sociedade - e vão muito além do atendimento clínico.

Na abertura do evento, a professora do Departamento de Psicologia (Dpsic) Gláucia Calzavara apresentou a proposta geral da Jornada dos Estagiários deste ano: abranger múltiplas áreas da psicologia. “Não é só o atendimento clínico, que é aquele voltado pro sofrimento psíquico da pessoa. É um trabalho institucional, a psicologia inserida na instituição escolar, ou prisional, ou do trabalho”, explica Gláucia.

A primeira mesa de debate, com o tema Psicologia Escolar e Educacional, contou com a presença da professora psicóloga Roselne Santarosa de Sousa (IF Sudeste MG). Os estagiários, que também compuseram a mesa, relataram a vivência dentro das escolas onde estagiaram, as experiências com os alunos, e como esse período de aprendizado foi importante para o desenvolvimento deles na psicologia educacional.

A mesa 3, sobre Saúde Mental e Instituições, levantou questionamentos sobre prática psicológica e a comunidade. Os três estagiários do 8º período do curso de Psicologia presentes na mesa compartilharam suas experiências de estágio no Albergue Santo Antônio, Hospital Nossa Senhora das Mercês e APAE.

A aluna Anna Caroline, que relatou sua experiência em Psicologia Hospitalar no Hospital das Mercês, diz que os vários estágios apresentados durante o evento garantem o interesse dos alunos. “E o mais importante é que são os próprios alunos contando as experiências, o que aproxima da prática”, celebra a estudante.

Ângela Bucciano do Rosário, psicóloga e palestrante da jornada de estágios, ressaltou a importância da experiência do estudante durante o estágio: “É o momento da prática, e a prática não pode ficar separada da reflexão dessa prática. Espaços que viabilizem a discussão do próprio fazer são sempre muito ricos para pensar a formação.”

O Serviço de Psicologia Aplicada

O SPA possui caráter extensionista para colocar em prática os aprendizados de sala de aula dos alunos de psicologia. “Nasce em 83 como serviço regulamentado na universidade para poder atender a comunidade, desde sujeitos encaminhados pela rede pública ou que vêm porque o vizinho foi atendido e ele quer também”, conta Gláucia Calzavara, professora supervisora do Serviço.

O SPA atende crianças a partir de três anos de idade até idosos, com todos os tipos de sofrimento, e também recebe os próprios alunos da Universidade que queiram atendimento psicológico. As pessoas da comunidade passam por um processo de triagem e fazem parte de um cadastro socioeconômico. Há também um plantão psicológico, em que fica um estagiário de plantão. O Departamento de Psicologia tem 33 professores, e cada estagiário possui um supervisor orientador.

Cerca de 150 pessoas são atendidas clinicamente por semestre. Também são realizados atendimentos em sala de aula, que podem ou não virar atendimentos clínicos. Segundo Glaucia Calzavara, 98% dos atendimentos do SPA se destinam a pessoas fora da comunidade acadêmica, enquanto apenas 2% para estudantes da UFSJ.

O Serviço de Psicologia Aplicada é localizado na Praça Dom Helvécio, 74, Campus Dom Bosco. Mais informações sobre os serviços oferecidos: (32) 3379-5188.