De 1950 a 2014: Livro "As Copas do Mundo no Brasil" será lançado neste sábado, 25

Publicada em 24/05/2019

Obra é organizada por professor da UFSJ. Evento acontece no Centro Cultural UFSJ

O Centro Cultural UFSJ realiza no próximo sábado, 25, o lançamento do livro ‘‘As Copas do Mundo no Brasil - Memórias, Identidade e Diplomacia’’. A obra, organizada por Euclides de Freitas Couto, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ, é fruto de um trabalho em conjunto com cinco professores e escritores: Álvaro Vicente, Elcio Loureiro, Francisco Brinati, Marcus Vinicius Costa e Raul de Paiva.

“As Copas do Mundo no Brasil”, explica Euclides, foi elaborado em cerca de oito meses, com textos inéditos dos escritores, que são quase todos participantes dos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH). Por meio das pesquisas de cada um deles, o idealizador do livro percebeu um eixo comum que norteava os trabalhos, e vislumbrou a possibilidade de publicá-lo.

Há duas motivações acadêmicas que culminaram na produção da obra, detalha o professor. ‘A primeira delas diz respeito ao caráter espoliativo das Copas do Mundo. Euclides conta que, no processo de realização dos megaeventos esportivos em 2014, “os interesses mercadológicos dos agentes promotores encontraram respaldo na agenda política neoliberal dos governos brasileiros”. O segundo fator demarca o terreno habitado pelas tensões entre o regional e o nacional, agregando também os problemas tensionados pela memória de sujeitos que foram protagonistas na Copa do Mundo de 1950’.

Francisco Brinati, escritor de um dos capítulos do livro e professor do curso de Jornalismo da UFSJ, recebeu o convite para participar da elaboração da obra e aborda algumas das semelhanças políticas entre as duas competições ocorridas em solos tupiniquins. Segundo o professor, as copas foram realizadas em anos eleitorais, e os megaeventos foram utilizados como instrumentos políticos. “Em 1950, o Brasil buscava um protagonismo internacional no período pós-Guerra. Grandes construções foram realizadas, o país constrói o maior estádio de futebol do mundo até então: o Maracanã. Assim como em 1950, em 2014 houve questionamentos sobre os gastos, as sedes, e o uso político daquele torneio.”

O livro aponta diferenças culturais esportivas significativas ao longo desse período. Em 1950 o Brasil ainda não tinha um título mundial, o futebol já era o esporte mais popular no país - vinha ganhando popularidade desde os anos 1910/1920, com seu auge na década de 1930. O sonhado triunfo na Copa, era um projeto de nação e a vitória da seleção era a vitória de um país. Em 2014, o Brasil vivia outro momento: a identificação do brasileiro com a Seleção estava estremecida e já não representava todo o emblema de um país, como na Copa de 50. A derrota na Copa se restringiu apenas ao campo esportivo.

O lançamento do livro acontece neste sábado, 25, das 11h às 14h30, no Centro Cultural UFSJ, localizado na Praça Doutor Augusto das Chagas Viega, 17, Centro.