Homenagens marcaram as comemorações dos 65 anos de Memória da UFSJ

Publicada em 29/04/2019

A noite do dia 25 de abril marcou as comemorações de 65 anos de Memória da Universidade Federal de São João del-Rei. Com intuito de celebrar a criação dos primeiros cursos da Faculdade Dom Bosco, uma das instituições que deram origem à UFSJ, a solenidade promoveu a entrega da Medalha Tancredo Neves à Congregação Salesiana, responsável pelo início das atividades de educação superior da UFSJ. O evento também realizou o lançamento do Selo Comemorativo, criado especialmente para a data. Realizada no Teatro Municipal da Cidade, a celebração contou com a presença de membros do Conselho Universitário, pró-reitores, comunidade acadêmica e representantes da Inspetoria Salesiana e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
 
O reitor da UFSJ Sérgio Cerqueira enfatizou a importância de celebrar a data, pois registra as conquistas desta instituição e as ações que promovem o acesso de milhares de pessoas à universidade. “Eventos como este nos fazem relembrar a história da nossa UFSJ e perceber o quanto crescemos nessas mais de seis décadas. Atualmente, são mais de 12 mil estudantes, 600 técnicos e funcionários terceirizados e quase 900 professores que protagonizam a produção de conhecimento e diversas atividades de relacionamento direto com a comunidade. Diante de tamanha importância da nossa Universidade para aqueles que dela fazem parte, reafirmo nosso compromisso com a tarefa de construir uma sociedade cada vez mais justa no nosso país”.
 
Agradecimento aos Salesianos: A Medalha Tancredo Neves, honraria máxima concedida pela UFSJ, foi entregue à Congregação Salesiana em agradecimento por ser a responsável pelos primeiros passos dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia desta universidade. Receberam a medalha, em nome dos Salesianos, os padres Jairo de Matos Fonseca e o Padre Roberto Modesto Carneiro.
 
Após receber a homenagem, o padre Jairo Fonseca pontuou que “os Salesianos possuem a filosofia de trabalhar pela juventude por meio da educação, atividade iniciada pela Faculdade Dom Bosco e mantida e engrandecida pela Universidade”. O padre Roberto também se sentiu honrado e destacou “o papel da UFSJ na continuidade e no crescimento do ensino superior em São João del-Rei”.
 
Selo especial: O lançamento do Selo Comemorativo foi conduzido pelo Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Juarez Pinheiro, que enfatizou a importância do momento para a UFSJ. “O selo especial eterniza a data comemorada, por meio de peça que poderá divulgar a imagem da instituição em todas as partes do mundo, quando utilizada para a postagem de correspondências. É uma honra para os Correios participar das celebrações dos 65 anos de Memória da UFSJ, uma universidade de tamanha relevância para a cidade e para a região”.
 
A cerimônia de obliteração do selo, nome oficial do momento, foi protagonizada pelo reitor Sérgio Cerqueira e pelo padre Jairo Fonseca que receberam uma folha com 12 selos, juntamente a uma pasta especial dos Correios.
 
Homenagens aos cursos: O pioneirismo dos primeiros cursos da UFSJ também foi motivo de homenagem durante o evento. Os docentes, alunos e técnicos que integram os cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia foram representados, respectivamente, pelos professores José Luiz de Oliveira, Luciana Dalmaschio e Paula Cristina Guimarães. Em discursos emocionados, os docentes manifestaram a honra de receber uma homenagem em nome das pessoas que integram a história das três graduações que, há 65 anos, deram início à Universidade Federal de São João del-Rei.
 
    
Reitor Sérgio Cerqueira e Padre Jairo Fonseca participam da cerimônia de obliteração do Selo Comemorativo
 
Obliteração do Selo Comemorativo realizada pelo Reitor Sérgio Cerqueira
 
Superintendente dos Correios em Minas, Juarez Pinheiro, discursa durante o evento
 
    
Padre Jairo Fonseca recebe a Medalha Tancredo Neves das mãos do Reitor Sérgio Cerqueira
 
Reitor Sérgio Cerqueira entrega a Medalha Tancredo Neves ao Padre Roberto Carneiro
 
Reitor Sérgio Cerqueira entrega homenagem ao curso de Filosofia para Professor José Luiz de Oliveira 
 
Coordenadora do Curso de Letras, professora Luciana Dalmaschio, recebe homenagem em nome do curso 
 
Homenagem ao curso de Pedagogia é entregue à Coordenadora Paula Cristina Guimarães