Reitor da UFSJ participa de evento pela Valorização das Universidades Federais

Publicada em 24/04/2019

O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Sérgio da Gama Cerqueira, participou do Lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, nesta quarta-feira, 24 de abril, em Brasília. Realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, o evento contou com a presença de reitores e representantes de entidades da área de educação.

A Frente Parlamentar Mista Pela Valorização das Universidades Federais visa conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do País e é formada por membros do Senado e da Câmara Federal.

De acordo com o reitor Sérgio Cerqueira, a iniciativa vem somar às ações já desenvolvidas pelas instituições públicas em prol do Ensino Superior, gratuito e de qualidade. Segundo o dirigente da UFSJ, o ensino gratuito deve ser visto como patrimônio e direito de todos e ferramenta de superação das desigualdades regionais, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

“O lançamento da Frente Parlamentar suprapartidária fortalece as atividades promovidas em defesa das universidades federais por meio da promoção de debates e proposição de projetos, voltados a reforçar a importância da produção dos eixos de Pesquisa, Ensino e Extensão como instrumentos capazes de contribuir para o desenvolvimento do país”, completa Sérgio.

Para mais informações sobre a Frente parlamentar acesse o link.

Agenda

Durante a viagem a Brasília, Sérgio Cerqueira também se reuniu com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, no intuito de buscar apoio e recursos para os projetos da UFSJ.

Nesta quarta-feira, Sérgio Cerqueira participou ainda de encontro com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, acompanhado do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, André Luiz Mota, e do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, André Negreiros. Na reunião, a equipe da Universidade pontuou a importância das ações direcionadas à expansão e consolidação da produção científica nas universidades federais e, principalmente, da UFSJ.

O reitor ainda esteve presente na Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).

Visita ao SeSu

Visita à Capes