UFSJ divulga ações para atenuar a suspensão de bolsas de iniciação científica da Fapemig

Publicada em 24/04/2019

No final de fevereiro, a Fapemig divulgou nota em que, entre outras medidas, suspende a indicação de bolsistas aos programas Bolsas de IniciaçãoCientífica (BIC) e Iniciação Científica Júnior (BIC Jr) por tempo indeterminado.

De acordo com a Fundação, a medida foi tomada em razão da severa crise fiscal que o Estado de Minas Gerais vem enfrentando, inclusive com decretação de calamidade financeira. Na UFSJ, foram suspensas nada menos do que 185 bolsas de Iniciação Científica e 40 bolsas do PIBIC-Jr. Não há previsão para o retorno do pagamento dessas bolsas.

Para amenizar os efeitos da medida sobre a comunidade acadêmica, a Reitoria da UFSJ está substituindo as cotas suspensas. Assim, estudantes de graduação que foram indicados para o desenvolvimento de projeto de iniciação científica e apresentam perfil de vulnerabilidade socio-econômica receberão bolsa através do Programa Institucional de Desenvolvimento Acadêmico nas Ações Afirmativas (PIDAC-Af).

Para os demais projetos, através da antecipação de recursos destinados ao PIBIC para o segundo semestre do ano, a Reitoria aprovou medida emergencial que permitirá a concessão de bolsas PIBIC/UFSJ com vigência de abril a dezembro de 2019.

“Infelizmente a Instituição não dispõe de mecanismos para o pagamento de bolsas de Iniciação Científica Júnior, e estas bolsas não poderão, portanto, ser substituídas”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Luiz Mota. No entanto, foi autorizado aos coordenadores desses projetos que as atividades sejam desenvolvidas por voluntários, ou seja, em PIIC-Jr.

Para a gestão da UFSJ há um consenso de que programas importantes de formação de pesquisadores não podem ser interrompidos repentinamente, prejudicando o planejamento de projetos de pesquisa dos docentes e a formação dos estudantes. A UFSJ continua atuando na defesa da ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais perante as autoridades governamentais e vem buscando ações que visem neutralizar os efeitos negativos das medidas anunciadas.