Concurso de Poemas da UFSJ abre inscrições

Publicada em 25/03/2019

Poetas e poetisas que tenham textos inéditos devem se preparar. A partir da próxima quarta-feira, 27, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Poemas da Universidade Federal de São João del-Rei. Os interessados têm até o dia 5 de abril para enviar a proposta para o e-mail: concursodepoemas@ufsj.edu.br. Os 30 melhores textos serão selecionados, sendo que os três primeiros colocados recebem premiação em dinheiro.

O tema é livre e cada participante poderá inscrever apenas um poema, escrito em Língua Portuguesa. Os textos enviados deverão ser inéditos, ou seja, não podem ter sido divulgados em nenhum meio de comunicação, incluindo a Internet. Além do arquivo com o poema, os interessados deverão encaminhar por e-mail a ficha de inscrição preenchida e a cópia do RG.

Para seleção dos textos, serão considerados os critérios de “Tratamento redacional”, “Uso de recursos poéticos” e “Originalidade”. O resultado será divulgado no dia 18 de julho no site do Centro Cultural UFSJ.

Premiação

Os autores dos três melhores poemas receberão prêmios em dinheiro. O primeiro lugar ganhará R$ 1,5 mil; o segundo, R$ 1,1 mil; e o terceiro, R$ 800.

Os 30 textos escolhidos no concurso serão ainda publicados em um livro eletrônico (e-book), que estará disponível para download gratuito na página do Centro Cultural UFSJ.

Lançamento de livro

O Concurso de Poemas ainda promove o lançamento do livro durante o Inverno Cultural UFSJ. O festival acontece entre os dias 20 e 28 de julho, em São João del-Rei, e a solenidade faz parte da programação. Todos os poetas e poetisas selecionados serão também convidados para a cerimônia.

As informações completas sobre o Concurso de Poemas estão disponíveis neste link.