Comissão se reúne para concluir primeira versão do PDI 2019-2023

Publicada em 21/03/2019 - Fonte: ASCOM

A comissão responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da UFSJ promoveu o segundo encontro voltado para finalização da proposta de texto que será apresentada ao Conselho Universitário (Consu). O encontro que ocorreu entre os dias 12 e 15 de março, teve a participação do Comitê Executivo e dos representantes dos 17 grupos de trabalho (GT) que debateram os pontos levantados e que traduzem a universidade que a comunidade anseia em construir nos próximos anos.

A partir da participação ativa dos públicos da UFSJ, cada grupo de trabalho elencou objetivos dentro de sua área de interesse, dando origem a textos-base. Durante as discussões, estes conteúdos são alinhados ao contexto da universidade, incluindo todos os campi da UFSJ. Na primeira reunião, realizada em fevereiro, dez textos-base foram concluídos, restando sete para serem debatidos neste segundo momento.

De acordo com o representante do GT de Gestão Acadêmico-Administrativa, Cristiano Maciel da Silva, a elaboração participativa do PDI garante que as opiniões reunidas sejam capazes de apresentar uma imagem completa da universidade. “Durante os debates, a essência dos textos-base é preservada, mas as contribuições trazidas pelos demais participantes são somadas ao resultado final. Cada apontamento é tratado com atenção e respeito, buscando-se sempre compreender o motivo que o originou”, completou.

Já a representante do GT de Acessibilidade e Inclusão, Rosely Lucas de Oliveira, enfatizou a relevância do tema do qual é porta-voz. “Por meio das cotas, o quantitativo de pessoas com deficiência na universidade tem aumentado nos últimos anos, fato que reforça a necessidade de garantir rotas e estruturas acessíveis em todos os campi da UFSJ”.

Consultas públicas: A comunidade acadêmica terá oportunidades diretas de participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. Após apreciação prévia do Consu, consultas públicas serão realizadas nas quatro cidades onde a UFSJ possui campus, entre os dias 22 e 26 de abril, com intuito de abrir mais um espaço de diálogo.

Participe: Os interessados em contribuir podem ainda encaminhar sugestões pelo endereço eletrônico pdi@ufsj.edu.br. Qualquer membro da comunidade pode colaborar. Os contatos são analisados pela equipe e direcionados ao grupo de trabalho ligado ao tema proposto.

Mais informações sobre o PDI estão disponíveis no link https://ufsj.edu.br/pdi