UFSJ prepara recepção dos novos estudantes

Publicada em 22/02/2019 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) retoma o semestre letivo e organiza um dos momentos mais importantes da instituição: as boas-vindas aos novos alunos. As atividades de acolhida (ver programação abaixo) ocorrerão em todos os campi - Santo Antônio (CSA), Dom Bosco (CDB) e Tancredo Neves (Ctan), em São João del-Rei; Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis; Sete Lagoas (CSL); e Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco e Congonhas.

Para este semestre, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) promove shows no Ctan e no CAP. Em São João del-Rei, as atrações serão o artista Adriano George e Confraria do Groove com Adrianna e o grupo Sonisférico. O evento ocorrerá no dia 28 de fevereiro, a partir das 19h.

Em Ouro Branco, a comunidade acompanha também a apresentação de Adriano George Confraria do Groove com Adrianna, além da roda Chora Genésio. A festa será realizada no dia 14 de março, a partir das 17h.

De acordo com a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (Proae), Josiane Nogueira, nas acolhidas os novos alunos recebem informações sobre auxílios oferecidos aos estudantes de graduação em condição de vulnerabilidade socioeconômica; sobre o uso dos Restaurantes Universitários (RUs); e sobre o funcionamento da UFSJ. Também serão tratados os deveres e direitos dos estudantes; as orientações básicas para adaptação na cidade, com foco no respeito ao patrimônio público e histórico da UFSJ e da cidade; e os serviços oferecidos pela Proae, como ações de saúde bucal, mental e geral; entre outros assuntos.

A Proae ressalta ainda que há legislação da universidade que proíbe a prática de trotes nos campi da UFSJ e arredores, por considerar essa uma prática violenta e desumana, cuja necessidade de humilhar ultrapassa qualquer limite de racionalidade e bom senso. No caso específico de São João del-Rei, há lei municipal que também veta a prática na cidade.

Confira a programação:

Campi de São João del-Rei (Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves)

28 de fevereiro, às 19h: Show de boas vindas. Onde: Palco em frente ao prédio da Música no Ctan

11 de março, das 17h às 19h: Orientações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). Onde: Auditório do CSA.

12 de março, das 17h às 19h: Orientações da Proae. Onde: Auditório do Ctan.

13 de março, das 17h às 19h: Orientações da Proae. Onde: Auditório do CDB.

Campus Alto Paraopeba (CAP)

De 25 de fevereiro a 1º de março: No Campus Alto Paraopeba, as atividades incluem apresentação dos centros acadêmicas, das empresas juniores e programas de Educação Tutorial (PET), gincanas, apresentações musicais, entre outras atividades.

14 de março: Show de boas vindas

Campus Sete Lagoas (CSL)

13 de março, das 13h15 às 15h: Palestra e apresentação do sistema estrutural da UFSJ pelo PET Agronomia. Onde: Auditório da Biblioteca.

14 de março, às 11h: Tenda de recepção e estande dos grupos de estudo, empresas juniores, centros acadêmicos e atração cultural. Local: Pavilhão de Aulas.

Campus Centro-Oeste (CCO)

27 de fevereiro, às 13h15 - apresentação da Diretoria do CCO e das atividades dos diretórios acadêmicos. Local: Auditório.

Obs.: cada curso organizará atividades de recepção para os novos alunos. Mais informações com as coordenações.