Concerto celebra o bicentenário do compositor Padre José Maria Xavier

Publicada em 22/02/2019 - Fonte: ASCOM

A Orquestra Lira Sanjoanense realiza domingo,24, às 20h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São João del-Rei, concerto em comemoração ao bicentenário de nascimento do compositor Padre José Maria Xavier (1819-1887). O evento tem entrada franca.

Natural de São João del-Rei, esse compositor é, em nível nacional, um dos mais importantes do seu tempo, sendo que seu rico e vasto repertório de composições pode ser apreciado até hoje nas diversas cerimônias religiosas em São João del-Rei e região.

Por razões familiares, o compositor era ligado à Orquestra Lira Sanjoanense, que pretende realizar ao longo do ano uma série de eventos artísticos e educativos. A Lira Sanjoanense é o grupo erudito mais antigo do continente americano ainda em atividade e seu regente atual é o professor do Departamento de Música da UFSJ (Dmusi), Modesto Flávio Fonseca.

Para este primeiro concerto, segundo o regente, a orquestra e coral executarão a "Missa para o dia 15 de Agosto", o "Responsório nº 5 das Matinas da Assunção" e o Hino a Nossa Senhora do Rosário "Dei Genitricem Rosarii".

Extensão

Sob a coordenação do professor Modesto, o Departamento de Música da UFSJ desenvolve dois projetos de extensão "Memória viva: arquivos musicais de São João del-Rei e região" e "Educar para preservar", ambos voltados para o apoio aos grupos musicais tradicionais são-joanenses e da região.