Machine learning: pesquisa da UFSJ desenvolve método de análise de dados

Publicada em 21/02/2019

O professor Leonardo Chaves, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, pesquisa a criação de novos algoritmos pelo mecanismo machine learning (aprendizado de máquina), o qual analisa dados e identifica padrões, com financiamento de bolsa de Produtividade do CNPq.

O machine learning consiste no processo de analisar dados, “aprendendo” padrões para que se possa estimar tendências e comportamentos futuros. Em sua pesquisa, Leonardo Chaves propõe e aplica algoritmos do mecanismo em dados oriundos das redes sociais na Web, visando a identificar grupos de usuários que compartilham objetivos semelhantes, desde de perfil de consumo até posições políticas.

Segundo Leonardo, “com base no histórico dos usuários, seus posts, textos e fotos publicadas nas redes sociais, é possível mapear automaticamente um padrão de comportamento. Esse mapeamento pode ser utilizado para melhorar a interação dos usuários pela Web e, assim, recomendar notícias, produtos, relacionamentos, músicas, filmes.”

Os estudos vêm sendo desenvolvidos por Leonardo há 14 anos, com a perspectiva de continuar por mais um bom tempo. De acordo com o professor, a todo momento pode surgir uma nova maneira de as pessoas interagirem e gerarem dados pela Web.

Além de gerar um banco de dados com as informações coletadas, as quais podem servir futuramente como acervo para estudos, um dos objetivos da pesquisa é aperfeiçoar a experiência do usuário nas redes sociais, para que tenha mais informações de seu interesse disponíveis em menor tempo.

Artigos relacionados ao tema foram publicados nos principais periódicos da área e apresentados no congresso nacional WebMedia, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), assim como em eventos internacionais, caso do SIGIR, WSDM, CIKM e The Web Conference. Ao longo dessa trajetória, cerca de 16 alunos foram premiados, figurando entre um dos 10 melhores trabalhos de iniciação científica, em seleção organizada pela SBC.

Bolsista de produtividade

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece auxílio financeiro, por meio de bolsas de produtividade, para pesquisadores desenvolverem seus estudos. O benefício tem por intuito valorizar a produção científica no país.

Essa reportagem faz parte de uma iniciativa de divulgação científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).