PDI: Comitê Executivo e grupos de trabalho se reúnem para elaborar primeira versão

Publicada em 13/02/2019 - Fonte: ASCOM

A UFSJ avança em mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Desde ontem, 12 de fevereiro, até o dia 14, o Comitê Executivo e os representantes dos 17 grupos de trabalho estão reunidos para debater o conteúdo levantado junto à comunidade acadêmica e elaborar a primeira proposta de texto a ser apresentada ao Conselho Universitário (Consu). Ao todo, 35 pessoas participam do encontro que acontece na Sala dos Órgãos Colegiados, no Campus Santo Antônio, das 9h às 17h.

A reunião tem como foco consolidar as discussões promovidas dentro dos grupos de trabalho (GTs) que integram o PDI, nos quais todos os pares da comunidade acadêmica estão representados, incluindo membros dos campi Sete Lagoas, Centro-Oeste Dona Lindu e Alto Paraopeba. Cada GT elencou objetivos dentro de sua área de interesse que foram os pilares dos textos-base a serem apresentados durante o encontro. No decorrer dos debates, estes cenários serão analisados e passarão por adequações de forma que estejam alinhados ao contexto da universidade.

O reitor da UFSJ, Sérgio Cerqueira, destacou o trabalho a ser desenvolvido pelos presentes e enfatizou que a ampla discussão com a comunidade, promovida ao longo da elaboração do PDI, vem significando um grande aprendizado. “O plano traça o perfil da universidade que buscamos construir nos próximos anos e, por isso, as contribuições trazidas pelos representantes de todas as esferas da instituição são importantes. A essência do PDI é a participação”, completou.

De acordo com o coordenador geral do Comitê Executivo do PDI, Valdir Mano, “a reunião desta semana é mais uma etapa que reafirma o trabalho conjunto promovido na universidade que tem como foco a elaboração de um documento que agregará a visão e os apontamentos dos diferentes setores da UFSJ”. Já o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Gustavo Melo Silva, explica que “o PDI orienta as ações a serem promovidas na universidade durante sua vigência, definindo os caminhos a serem traçados pela instituição”.

Participe! Após uma apreciação prévia pelo Consu, serão promovidas quatro audiências públicas para apresentação da minuta do texto do Plano de Desenvolvimento Institucional. As reuniões percorrerão as quatro cidades onde a UFSJ possui campi, abrindo espaço para a participação de toda a comunidade. Fique atento à programação!

Envie sua contribuição: Os interessados em colaborar contam ainda com um e-mail para envio de sugestões. O endereço eletrônico é pdi@ufsj.edu.br, pelo qual podem ser encaminhadas as contribuições de qualquer membro da comunidade. Os contatos são analisados pela equipe e direcionados ao grupo de trabalho ligado ao tema proposto.

Mais informações sobre o PDI estão disponíveis no link: https://ufsj.edu.br/pdi