Centro Cultural sedia o lançamento do livro "Da solidão"

Publicada em 08/02/2019

O Centro Cultural UFSJ recebe o de lançamento do livro “Da solidão”, organizado por Ana Maria Portugal, Gilda Vaz e Maria Auxiliadora Bahia. Reunindo artigos de dez autores, o trabalho tem como objetivo discutir a respeito da solidão presente no cotidiano, sob um viés psicanalítico. O evento acontece nesta nesta sexta-feira, 8, a partir das 19h.

Uma das autoras é Regina Beatriz Silva Simões. Ela explica que a solidão é considerada o mal-estar da civilização, como apontado por Sigmund Freud. “A solidão se apresenta com muita transparência na nossa cultura, na contemporaneidade”, afirma a psicanalista, que também é mestre em Psicologia pela UFSJ. “Vejamos, por exemplo, a solidão que assombra as nossas casas; o conforto perigoso de todas as facilitações que a modernidade nos apresenta”, completa.

Considerando a transparência da solidão em nossa cultura, devemos ter em mente que seus efeitos são particulares, explica Regina. Como cada pessoa reage à sua maneira, é possível colher bons frutos da solidão, como o autoconhecimento. “Falar de solidão não significa necessariamente que estamos lidando com algo ruim ou adoecedor”, afirma.

Cada autor teve liberdade para abordar o tema à sua maneira, recorrendo, inclusive, a recursos como a poesia. Além de Regina, participam do livro os autores e autoras Ana Maria Portugal, Ângela Torres Lima, Fabio Borges, Flavia Drummond Neves, Gilda Vaz Rodrigues, Jeferson Machado Pinto, Maria Auxiliadora Bahia, Paula Vaz, Rosely Gazire Melgaço e Vera Valadares.