A UFSJ se consterna com a tragédia de Brumadinho

Publicada em 29/01/2019

A Universidade Federal de São João del-Rei acompanha com apreensão as buscas por desaparecidos, dentre os quais se encontram ex-alunos de nossa comunidade, na trágica ruptura da barragem de rejeito da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho e suas graves consequências para o meio-ambiente e para a comunidade, não apenas da região, mas de todo o estado. Mais uma vez assistimos consternados a um desastre anunciado diante da fragilidade da ação das agências responsáveis pela fiscalização do setor extrativo mineral e da busca insaciável pelo lucro. O legislativo estadual e federal não podem postergar o debate das políticas de licenciamento ambiental e segurança de barragens. É urgente implementar normas técnicas de monitoramento mais rígidas. Neste momento de profunda dor, a UFSJ se solidariza com os familiares e amigos das vítimas da tragédia de Brumadinho. Colocamos à disposição a equipe de Psicólogos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e do Serviço de Psicologia Aplicada para prestar assistência aos familiares e amigos.