Dez cursos da UFSJ recebem cinco estrelas no Guia do Estudante

Publicada em 13/12/2018 - Fonte: ASCOM

A UFSJ melhorou seu desempenho na avaliação do Guia do Estudante (GE), realizada em 2018. A pontuação máxima de cinco estrelas foi dada a dez cursos da instituição, três a mais que no ano passado, representando um crescimento de 43%. Outras 27 graduações da universidade também receberam quatro ou três estrelas. Todos os cursos citados são premiados com o selo “Melhores Universidades”, que indica os destaques das instituições analisadas.

Entre os cursos estrelados que subiram no conceito da avaliação e receberam a nota máxima estão: História, Matemática e Física, todos em licenciatura. As graduações em Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Pedagogia, Química, Teatro e Psicologia repetiram a boa performance do ano passado, alcançando também cinco estrelas.

A qualidade de outros 19 cursos foi reconhecida pelo recebimento de quatro estrelas. Dentre os agraciados, estão 14 graduações dos campi de São João del-Rei, três de Divinópolis e duas de Ouro Branco. O conceito três estrelas foi alcançado por oito cursos, sendo Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Geografia, em São João del-Rei; Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica, em Ouro Branco; e Medicina, em Divinópolis.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Lincoln Brandão, considera que o bom desempenho na avaliação do Guia do Estudante está relacionado à consolidação da expansão pela qual a UFSJ passou nos últimos dez anos, mais que triplicando a oferta de vagas na graduação. “Para além de toda a infraestrutura física que foi construída e disponibilizada, a UFSJ conta hoje com um corpo docente muito bem qualificado, atuante na graduação e na pós-graduação, o que repercute diretamente no incremento de qualidade nesses cursos”, explica.

A expectativa da UFSJ é que o resultado positivo alcançado seja mantido nos próximos anos, tanto na análise do Guia como em outros processos avaliativos. O pró-reitor Lincoln Brandão destaca o trabalho da universidade que está focado na consolidação dos novos cursos e na perenização dos níveis de excelência dos indicadores de qualidade da instituição. “Um grande esforço tem sido feito continuamente pela atual gestão no sentido da implementação da qualidade nos cursos de graduação e de pós-graduação, por meio de ações que perpassam, de maneira complementar, por todas as instâncias da UFSJ”.

Referência nacional

O Guia do Estudante promove, anualmente, a avaliação dos cursos superiores de instituições de todo o país. Os dados são levantados a partir de pesquisas realizadas com coordenadores e professores das graduações participantes. Os quesitos analisados incluem a qualificação do corpo docente, infraestrutura das universidades, produção científica, entre outros.

As informações coletadas são divulgadas na publicação Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019, que é disponibilizada em bancas de revista e no site do GE (www.guiadoestudante.abril.com.br). Criado há mais de 20 anos, o Guia é referência para os estudantes que têm interesse em ingressar no ensino superior, sendo utilizado como fonte de consulta para a escolha da universidade.