Projeto discute coleta seletiva no CTAN e promove plantio de mudas

Publicada em 13/11/2018 - Fonte: ASCOM

O projeto de extensão Viva Campus promoveu o Fórum Recicla Campus e plantio de mudas nos dias 8 e 9 de novembro no Campus Tancredo Neves (Ctan). Anteriormente, o projeto já havia apresentado à Revista Viva Campus, disponível aqui. Entre as atividades do Fórum, destaca-se a discussão sobre rota de coleta seletiva de resíduos sólidos no Ctan.

Serão quatro pontos de coleta no campus: moradia universitária, restaurante universitário (RU), biblioteca e entrada principal, por onde passará um caminhão da prefeitura municipal. Também foi ressaltada a importância do serviço prestado pelos catadores ao município. A criação de uma política de descarte de materiais recicláveis ganhou destaque no debate. Ministraram o Fórum as professoras Tatiane Godoi, do Departamento de Geociências (Degeo/UFSJ) e Márcia Hirata, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap/UFSJ), a presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascas), Zulmea Dias; e funcionários da prefeitura Washington e Paulo César.

O dia 9 ficou reservado para atividades práticas, como a oficina promovida em parceria com alunos da Escola Estadual Ministro Gabriel Passos, em que se debateram as condições dos espaços livres do município, plantaram mudas e discutiram a relevância de cada pessoa para melhorar o espaço da cidade onde vivem. Outro plantio fora realizado no dia 26 de outubro, em parceria com alunos da escola Idalina Horta. No total, foram 30 mudas plantadas, todas de árvores nativas, sendo algumas frutíferas. Ainda estão previstos mais dois plantios este ano: 25 de novembro e 14 de dezembro.

Apoio

A organizadora do evento, professora Lívia Muchinelli, ressalta que o trabalho foi coletivo. Segundo ela, o projeto teve apoio da prefeitura de Campus que autorizou os plantios, forneceu o ônibus para trazer as crianças nas duas ocasiões, orientou os plantios; dos próprios jardineiros; da Epamig, que cedeu adubo químico e orgânico; do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, que incluiu um dos plantios como parte da semana acadêmica (alunos do curso também participaram); do Programa Casa Verde, parceiro do projeto; da Flona, que cedeu as mudas; da direção das escolas e professoras, que se organizaram para vir; do Setec, que reservou o auditório. “Como podem ver, foi um evento feito a muitas mãos”, celebra.

Lívia conta que não houve grandes obstáculos para a realização do evento: “claro que sempre fica aquela incerteza se as coisas vão dar certo, mas isso é normal”. Os plantios, em especial, envolvem muitos fatores - choveu em ambas as datas e o trabalho era com crianças. “Elas se divertiram bastante, algumas vieram a primeira vez ao Ctan e ficaram felizes!”