Estudantes da UFSJ vão recuperar paredes pichadas no Centro Histórico de São João del-Rei

Publicada em 30/10/2018 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei se dirige à comunidade para reafirmar seu compromisso com a Educação e com a defesa da justiça e da legalidade. Em seu Estatuto, como um dos princípios fundamentais, a instituição preza pelo desenvolvimento cultural, científico, artístico, tecnológico, social e econômico da região, do Estado e do país.

No último final de semana, estudantes da UFSJ foram abordados pela Polícia Militar pichando muros, igrejas e outros espaços públicos e privados. Diante da situação, a Universidade procurou os alunos para esclarecer o ocorrido e orientá-los sobre suas responsabilidades como cidadãos. Após diálogo entre representantes da Reitoria, do movimento estudantil e os próprios alunos, ficou acertado que a instituição trabalhará na viabilização, junto a parceiros, do material necessário, e os estudantes envolvidos recuperarão as áreas pichadas.

A UFSJ não se exime de lamentar por atitudes e exigir a responsabilização de quem quer que seja, membro ou não de sua comunidade acadêmica, por atos individuais e de desrespeito às leis, aos direitos humanos, ao patrimônio histórico e ambiental.

A Universidade Federal de São João del-Rei acredita no diálogo, no cumprimento da lei e em seu compromisso educacional. Nesse sentido, a Reitoria e a Assessoria de Comunicação receberam os quatro estudantes responsáveis pelo ocorrido, que escreveram a seguinte declaração e solicitaram que a mesma fosse amplamente divulgada:

?Vimos por meio desta nota nos posicionar a respeito dos acontecimentos da madrugada da última sexta-feira, dia 26 de outubro.
Nós quatro assumimos a autoria das pichações na Igreja do Carmo e arredores. Temos consciência da gravidade de tais atos, de suas consequências, e gostaríamos de ressaltar nosso arrependimento.
Não tínhamos a intenção de afrontar a comunidade católica, nem a população são-joanense e nem envolver o nome da UFSJ.
Nunca tínhamos cometido essas ações; fomos imprudentes e irresponsáveis com o patrimônio cultural, histórico e religioso da cidade. Temos consciência da relação de respeito dos cidadãos para com a Igreja e para com o espaço público, por isso queremos enfatizar nosso pedido de desculpas. Informamos, inclusive, que assumimos nosso comportamento perante a lei e estão sendo tomadas as devidas providências legais.
Gostaríamos de nos desculpar com toda a comunidade católica, por termos desrespeitado a simbologia de um monumento histórico e religioso.
Nos desculpamos com o IPHAN, por termos danificado um patrimônio histórico e pedimos desculpas à população de São João del-Rei por termos desrespeitado o espaço público, que é de todos e todas, gerando tanto ódio.
Por fim, pedimos desculpas aos estudantes e demais membros da comunidade acadêmica da UFSJ. Em nenhum momento foi nossa intenção associar o nome da instituição à ação desse pequeno grupo. Queríamos pedir à comunidade que não crie nenhum estigma em relação aos outros estudantes. Pedimos união para nos fortalecermos como uma só comunidade.
Estamos nos organizando com a Ordem Terceira do Carmo, juntamente com o IPHAN, e apoio da UFSJ, para que possamos reparar os danos causados por nós.
Ressaltamos novamente o nosso arrependimento e o pedido sincero de desculpas. Esperamos que nós possamos nos unir e criar uma nova perspectiva sobre a comunidade acadêmica e a população são-joanense que nos acolheu. Para que respeitemos mais os espaços individuais desses diversos grupos que somos, sem excluir o respeito coletivo que deve existir com todos que moram nesta cidade, decidimos nos posicionar. É importante estarmos abertos ao diálogo e não incitarmos a reverberação da violência e do discurso de ódio.?

A UFSJ ressalta que atos de depredação ao patrimônio histórico constituem-se exceção, não representando as atividades de seus mais de 13 mil estudantes e nem a dedicação e a responsabilidade da maioria de sua comunidade. A presença dos estudantes nas cidades onde a UFSJ está presente, bem como as ações de Pesquisa, Ensino e Extensão que promove, trazem benefícios para ambas as partes, proporcionando ganhos imensuráveis.

A Universidade Federal de São João del-Rei realizará campanha de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e ambiental, em conjunto com as famílias e os diversos representantes dos espaços públicos. A noção de respeito à coletividade deve ser tratada em todas essas instâncias, tendo a Universidade o papel social e humano de incluir essas questões no ensino, na pesquisa e na extensão, que contribuem fortemente para a construção da cidadania.

A Universidade Federal de São João del-Rei reafirma junto à comunidade o compromisso de ouvir, discutir e propor ações que fortaleçam a Educação como mola transformadora da sociedade.