Nota da Universidade Federal de São João del-Rei à favor dos princípios democráticos e contra a violência nas eleições presidenciais de 2018

Publicada em 28/10/2018

A poucos dias das mais importantes eleições da curta experiência democrática brasileira, o momento é marcado, da parte de um dos candidatos à Presidência da República, por discursos de ódio e intolerância para com a pluralidade. A escalada da violência física por apoiadores desse candidato é a consequência da escalada da violência simbólica representada esse discurso e pelos parcos elementos apresentados em um plano de governo, no qual o acesso público à educação de qualidade será relegado a segundo plano, no qual direitos conquistados a muito custo serão cortados e políticas públicas de diminuição de desigualdades sociais serão extintas. Em curso há um processo de ampliação da precariedade da condição humana. Diante dessa situação, a Universidade Federal de São João del-Rei reafirma seu compromisso com os princípios democráticos que, em nosso meio, se realizaram por meio da adoção do sistema de cotas de ingresso mesmo antes da aprovação de uma lei nacional e pelo fato de sermos uma das primeiras universidades a adotar o nome social como referência de identidade em nossa comunidade. Nesse cenário, a violência que já atinge hoje, grupos da nossa sociedade - como, negros, índios, quilombolas, LGBTI+, pessoas com deficiência e mulheres - está se alastrando para grupos que sejam contrários à doutrina de um dos candidatos. A própria universidade, ambiente necessariamente democrático, plural, de produção de conhecimento, arte e cultura tem sua própria existência ameaçada nesse contexto de violência e de desrespeito à democracia. As ameaças às cortes superiores de justiça ferem o Estado Democrático de Direito e a defesa dos Direitos Humanos. Por tais razões, convidamos a todos a refletir sobre o momento eleitoral e a não transigir com nenhuma ação que represente o rompimento com os princípios democráticos, em especial, aqueles que colocam em risco a dignidade, a liberdade e mesmo a integridade física de nossa comunidade.