Divulgação científica: conheça mais sobre a pesquisa na UFSJ

Publicada em 18/10/2018 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) está promovendo ações para ampliar o conhecimento sobre a pesquisa na UFSJ. Esse ano foi realizado o 25º Seminário de Iniciação Científica, que reuniu a apresentação de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na instituição. Além dele, a Prope também apoia regularmente a realização na UFSJ de eventos relacionados à pesquisa, de dimensões local, regional, nacional e internacional. Nesse ano, já foram promovidos seis desses eventos, e outros oito ainda ocorrerão em 2018.

Para melhorar a visibilidade das produções científicas da instituição, a Prope publicará no site de notícias da UFSJ todas as quintas-feiras uma matéria sobre as pesquisas dos bolsistas de produtividade que atuam na universidade. Com a série de reportagens, espera-se mostrar tanto para a comunidade interna como a externa os trabalhos desenvolvidos.

“Essa visibilidade é um dos passos necessários para darmos retorno à sociedade do que nós fazemos aqui, para mostrar que a pesquisa na UFSJ é, sim, forte: a gente tem indicadores muito bons. Ela tem resultados para serem mostrados que podem ser aplicados na sociedade, na indústria e em pesquisa básica”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Luiz Mota.

A série de reportagens terá uma pausa na segunda semana de dezembro e retornará no ano que vem, após o início do semestre letivo. A publicação das reportagens seguirá ordem aleatória. Nesta semana, a série estreia abordando os impactos da ação humana em ecossistemas aquáticos. O tema é estudado pela professora Iola Boechat, do Departamento de Geociências. Confira aqui a primeira matéria da série: www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7199

Bolsistas de produtividade

Os bolsistas de produtividade são docentes que recebem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoio para o desenvolvimento de pesquisas. Professores de diversas áreas de conhecimento são contemplados pelo CNPq e terão seu trabalho apresentado nos próximos meses.

Eventos que acontecerão em 2018 apoiados pela Prope

2º Congresso Vertentes da Psicologia (CONVEP 2018) (20 a 24 de outubro)
Proponente: Celso Francisco Tondin
Organização: Departamento de Psicologia